Facebook lança no Brasil botão de contexto para combater fake news

Facebook anunciou na última terça-feira, dia 09 de outubro de 2018, o lançamento de um botão de contexto para o Brasil, Argentina, Colômbia e México. O novo recurso é uma tentativa de combater as fake news na rede social.

De acordo com o anuncio oficial do Facebook, este recurso estava sendo testado nos Estados Unidos desde o ano passado. A companhia também divulgou a implementação de ferramentas adicionais para proporcionar mais contexto às pessoas, para que os usuários possam decidir o que ler, confiar e compartilhar.

O Facebook destacou que foram realizadas muitas pesquisas para conseguirem identificar informações importantes para ajudar as pessoas a avaliar a credibilidade de um artigo e determinar se a fonte é confiável. Somente com base nos resultados destas pesquisas foi possível desenvolver ferramentas que sejam capaz de fornecer o contexto de um artigo.

A ferramenta apresentará a descrição da Wikipedia sobre o tópico, artigos relacionados sobre o mesmo tópico, informações sobre quantas vezes o artigo foi compartilhado no Facebook e onde foi compartilhado, assim como a opção de seguir a Página do editor.

Além destas informações incluídas no nosso teste original testado nos Estados Unidos, a plataforma apresentou mais duas novas ferramentas que darão aos leitores mais contexto.

  • Mais sobre este link – para disponibilizar ao usuário uma amostra de outras histórias publicadas recentemente pelo mesmo veículo.
  • Compartilhado por amigos – para ver quais amigos já compartilharam o mesmo link.

https://www.facebook.com/facebook/videos/1860469670706678/

Facebook está implementando outro teste

A companhia também informou que iniciou novos teste nos Estados Unidos, para ver se é mais fácil avaliar a credibilidade de um artigo quando a companhia fornece mais informações sobre o autor dele.

A ideia é que os leitores possam tocar no nome de um autor em um Instant Article para ver informações sobre o mesmo, como uma descrição na Wikipédia e links para a página ou perfil e outros artigos publicados recentemente. Vale destacar que essas informações só serão exibidas se o autor habilitar os marcadores em seu site para associar a Página ou o Perfil do autor ao artigo.

Desenvolvemos estas ferramentas com base nos comentários e contribuições de um grupo diverso de pessoas e veículos de comunicação, incluindo muitos participantes do Projeto Facebook para Jornalismo. Desenvolver uma maneira de fornecer um contexto objetivo sobre as histórias que as pessoas veem no Facebook foi um desafio único de design, e escrevemos mais sobre esse processo em nosso blog de design.”, finaliza o anuncio do Facebook.

Fonte: Facebook Newsroom

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário