Google Fotos: backup ilimitado de imagens será removido

O Google Fotos não terá mais o backup ilimitado de imagens! A partir de 1º de junho de 2021, todas as fotos e vídeos encaminhadas para novem do serviço terá limite de 15 GB de armazenamento por conta.

Com isso, a decisão do Google passa a padronizar os serviços em nuvem da plataforma. Isto é, a plataforma de backup de fotos agora faz parte do Google Drive, na versão gratuita. Sendo assim, os arquivos enviadas nas duas plataformas conta com um limite de 15 GB.

Saiba mais sobre a decisão de limitar o backup de imagens do Google Fotos!

 

Veja mais sobre o Google em:

Google Fotos
Google Fotos: plataforma perderá limite de backup (Foto: Divulgação)

Google Fotos: backup ilimitado removido

Antes da decisão, anunciada na última quarta-feira (11), o Google Fotos garantia que os usuários pudessem armazenar um número ilimitado de arquivos.

Contudo, com a mudança, a plataforma impõe um limite de 15 GB para o backup de imagens e vídeo. A decisão não afeta os arquivos enviados até o dia da limitação.

Ou seja, ainda é possível enviar arquivos para backup no Google Fotos até o dia 1º de junho de 2021. Sendo assim, você ainda tem tempo de subir fotos e vídeos armazenados para a nuvem sem ter que pagar nada.

Decisão afeta todos os arquivos

Durante os últimos cinco anos, apenas as foto enviadas com qualidade original possuíam backup no Google Fotos, através da sua conta Google.

Mas com a decisão, nem mesmos os arquivos comprimidos em alta qualidade ou expressa deixarão de ser contabilizados.

Com isso, todos os arquivos enviados para backup vão preencher o espaço de 15 GB gratuitos. De acordo com o Google, quase 80% dos usuários levariam aproximadamente 3 anos para preencher todo esse espaço.

Em seu pronunciamento, a companhia diz:

“Sabemos que essa é uma grande mudança, por isso gostaríamos de avisar com antecedência ao usuário e fornecer os recursos para tornar isso mais fácil”

Espaço suficiente?

A decisão, claro, pegou muitos usuários de surpresa, o que nos faz levantar o questionamento: quantas fotos cabem em 15 GB?

Apesar de não parecer, o número ainda é bem alto. Por estimativas da própria plataforma do Google Fotos, em apenas 1 GB já seria possível adicionar mais de 1.800 imagens em qualidade alta.

Por outro lado, nesse mesmo espaço será possível armazenar, aproximadamente, mais de 70 minutos em vídeo.

Com isso, é possível dizer que, para a grande parte dos usuários, 15 GB ainda é um número bem expressivo. Contudo, vale lembrar que o espaço de armazenamento ocupa espaço no Google Drive.

Dessa forma, os 15 GB podem não ser suficientes para quem necessita do uso do Drive para realizar backups.

Google Fotos
Google oferece opção com mais espaço de armazenamento através de pagamento (Foto: Divulgação)

Google Fotos: opção de mais espaço

Pelo que vem se desenhando, a tendência é que as empresas não ofereçam mais o armazenamento ilimitado de arquivos em nuvem de forma gratuita. Com isso, para quem precisa de mais espaço, a alternativa é contratar um plano de armazenamento em nuvem.

Pelo Google, para ter 100 GB de espaço, o usuário deve pagar US$7, algo em torno de R$ 40,00 no mercado brasileiro.

A alternativa, aliás, também vale para os documento, que, a partir de 1º de junho, passarão a ocupar espaço de armazenamento em sua conta Google.

 

Aproveite para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário

dezesseis − cinco =