Google Stadia fecha seus estúdios e não vai mais produzir jogos
É isso mesmo que você leu: o Google Stadia fechou todos os seus estúdios e não vai mais produzir novos jogos. Em vez disso, a empresa vai focar em ajudar desenvolvedoras e publicadoras terceirizadas a produzir novos jogos para a sua plataforma de streaming.
Lembrando que o Google Stadia é uma plataforma de jogos via streaming desenvolvida e gerenciada pelo Google. O serviço foi lançado em 2019 e permite aos usuários jogar games de última geração via navegador (Google Chrome), Chromecast Ultra TV e smartphones Android.
A ideia do serviço é fazer com que qualquer pessoa com acesso a uma boa internet possa jogar games de última geração, até mesmo em 4K, independente da configuração de seu dispositivo.
Isso porque o jogo não roda na própria máquina do usuário, mas sim nos servidores do Google. O usuário controla e recebe a imagem do game em sua tela. Daí o fato de ser uma “plataforma de streaming”.
Entretanto, é preciso ter uma internet realmente veloz para rodar games em 4K, por exemplo. Do contrário, a experiência não vai ser tão boa assim, já que as constantes perdas de conexão e travamentos vão atrapalhar bastante a jogabilidade.
- Você também pode gostar de ler: Battlefield 6 vai ser lançado no final de 2021, confirma EA
Google Stadia não vai mais produzir jogos: e agora?
O anúncio oficial por parte do Google Stadia de que a empresa não vai mais produzir jogos próprios para o serviço aconteceu na última segunda-feira (01).
No comunicado oficial, a empresa comenta que vai focar em desenvolver e aprimorar as tecnologias do serviço e não vai mais produzir jogos próprios para o seu serviço. Em vez disso, a plataforma vai apoiar e auxiliar estúdios terceirizados a publicarem seus jogos via Google Stadia.
- Veja também: Conheça os principais personagens de Resident Evil Village
No fim das contas, isso muda pouco para o usuário do serviço. Afinal, até o momento, o Google não conseguiu emplacar nenhum jogo de peso para a plataforma. A empresa deve estar sentindo na pele que produzir jogos do zero não é uma tarefa tão simples assim, nem mesmo para uma das maiores empresas do mundo.
O fechamento dos estúdios não indica que o Google vai deixar de investir no Google Stadia. O catálogo da plataforma segue crescendo. E agora que a empresa está focada mais em trazer títulos de outros estúdios para a plataforma do que em produzir seus próprios jogos, talvez o catálogo seja atualizado com uma maior frequência daqui para frente.
Jogos disponíveis no Google Stadia
Embora ainda não seja tão popular no Brasil, o Google Stadia já conta com um catálogo bastante interessante.
Por exemplo, o serviço já conta com o game Cyberpunk 2077. E o melhor: ele roda super bem no serviço! Tanto é que, na época de lançamento do game, o Google Stadia se vangloriou nas redes sociais de ser a plataforma que melhor rodava Cyberpunk 2077, visto os diversos problemas que o jogo teve nos consoles e no PC.
Alguns outros games de bastante peso já disponíveis no serviço do Google são:
- Immortals Fenyx Rising
- Destiny 2
- Assassin’s Creed Valhalla
- Hitman 3
- Assassin’s Creed Odyssey
- Borderlands 3
- Doom Eternal
Dentre vários outros. Entretanto, embora você possa usar serviço gratuitamente, você ainda precisa comprar os games para jogá-los via Google Stadia.
Exceto alguns poucos games, que fazem parte de um serviço de assinatura chamado Stadia Pro. O serviço tem uma assinatura mensal de US$ 9,99 (aprox. R$ 53,48) e garante acesso a alguns jogos, como PUBG, Hitman, Human Fall Flat e Secret Neighbor.
- Aproveite e leia: Mods de Cyberpunk 2077 podem oferecer riscos ao seu PC
Mas e ai, o que você achou dessa notícia de que o Google Stadia não vai mais produzir jogos para o seu próprio serviço? Pois conta para a gente aí nos comentários! 😉
Deixe seu comentário