Hiperconectividade pode gerar problemas como ansiedade, bruxismo e até câncer bucal

Sete em cada 10 brasileiros acessam a internet, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2018, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Outro levantamento, feito pelo We Are Social, aponta que passamos quase nove horas e meia por dia conectados em todos os nossos dispositivos – celulares, tablets, notebooks, smart TVs etc.

Nove de cada 10 brasileiros não conseguem ficar longe do celular por mais de uma hora

Que estamos cada vez mais conectados, não restam dúvidas. O que estudos agora começam a indicar são alguns comportamentos preocupantes sobre esta hiperconexão. Um levantamento realizado entre abril de 2018 e junho de 2019 pela Hibou com 2 mil brasileiros – entre 16 e 45 anos – indicou que apenas 35% deixam o celular no silencioso enquanto dormem. Além disso, 66% dos pesquisados (dois a cada três) costumam dar uma “olhadinha” no telefone durante a noite para checar notificações.

Hiperconectividade e Conectividade Social

A Conectividade Social ICP é um canal 100% web, acessível por qualquer computador conectado à internet sem instalação de programas. É uma evolução do canal eletrônico Conectividade Social, com melhor acessibilidade, novas funcionalidades, protocolos de segurança atualizados, dentre outros itens.

Pensa que acabou? Os dados divulgados pela Hibou ainda mostram que 91% dos brasileiros não conseguem ficar longe do celular por mais de uma hora. E 69% (sete a cada 10 pessoas) permanecem logados 24 horas por dia em ao menos metade dos aplicativos.

Você tem uma nova notificação”: conexão demasiada causa estresse

A hiperconectividade vem gerando uma série de distúrbios, que muitas vezes se traduzem como causa ou consequência de problemas de saúde bucal. Um exemplo é o bruxismo, ranger ou apertar dos dentes que ocorre de forma mais recorrente durante o sono. Em boa parte dos casos, o distúrbio é gerado pela ansiedade e pelo estresse, que por sua vez podem ser resultado da atenção exacerbada a cada nova notificação sonora ou visual no smartphone.

Conforme o odontólogo Edmilson Pelarigo, diretor clínico da OrthoDontic, a ansiedade e o estresse ligados à hiperconectividade geram hábitos e manias que podem resultar em problemas mais sérios. “As pessoas hoje são muito cobradas em todas as pontas, no trabalho, nos relacionamentos etc.”, afirma Pelarigo. “Pacientes que têm o hábito ansioso de ficar mordiscando o canto do lábio, em longo prazo podem desenvolver um câncer bucal”, exemplifica.

Um a cada quatro pacientes no país consulta o Dr. Google

Outro reflexo curioso – mas também perigoso – da hiperconectividade é o fato de, antes de procurarem auxílio profissional, muitas pessoas buscarem “diagnósticos” na internet, em consultas com o famoso Dr. Google. Segundo dados do próprio portal de buscas, um a cada quatro brasileiros (26%) consultam o Google antes de decidirem buscar um médico ou dentista.

Na opinião de Edmilson Pelarigo, diretor clínico da OrthoDontic, este fenômeno tem reflexos positivos e negativos para o paciente. “Hoje, a informação está no bolso. O paciente chega já falando o que tem, o que acha que o dentista tem que fazer”, comenta Pelarigo. “Mas, na verdade, nem todo tratamento é indicado para todas as pessoas. Às vezes, no caso daquele paciente, não dá para fazer aquele procedimento. Então, cabe ao profissional mostrar a ele se aquele tratamento é possível ou não”.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário