Instagram lança ‘Central de Informações sobre a Covid-19’; aprenda a usar
O Instagram anunciou nesta segunda-feira (15) o lançamento da “Central de Informações sobre a Covid-19“, um espaço destinado à divulgação de informações importantes e confiáveis relacionadas à atual pandemia de Coronavírus.
O Facebook, empresa proprietária do Instagram desde abril de 2012, já vem investindo no combate à desinformação relacionada à pandemia desde o ano passado.
A seguir, detalharemos tudo o que já sabemos sobre a nova Central e sobre futuros lançamentos relacionados à pandemia e à vacinação que o Facebook pretende fazer.
Quais informações estarão disponíveis?
Algumas das informações que estarão disponíveis na Central de Informações sobre a Covid-19 são as seguintes:
- Quem pode ser vacinado;
- Medidas de prevenção recomendadas por especialistas;
- Desmitificação de Fake News envolvendo a Covid-19;
- Locais de vacinação;
- Número de casos de Covid-19 por região etc.
Entretanto, convém observar que nem todas essas informações estarão disponíveis já no lançamento. Afinal, nem todos os países estão com programas de vacinação já bem definidos. Como é o caso do próprio Brasil, por exemplo.
O mesmo vale para o número de casos de Covid-19 por região, já que nem todas as regiões do mundo compartilham os números da pandemia com transparência e precisão.
A ideia é que estas e outras informações possam ser adicionadas à Central de Informações aos poucos. Confira abaixo o visual da Central:
Todas as informações, desde as medidas preventivas até as desmitificações de Fake News, vão passar por mãos de especialistas da área médica selecionados pelo próprio Facebook. Ou seja, a Central de Informações será uma fonte confiável para se inteirar a respeito da pandemia de Covid-19.
Em alguns países, as informações sobre a Covid-19 são disponibilizadas por região. Segundo o Facebook, usuários dos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Índia e Chile recebem informações com base na localização de seus smartphones.
- Você também pode gostar de ler: Legends automáticas nos Stories são testados no Instagram
Como acessar a Central de Informações sobre Covid-19 do Instagram?
A partir desta segunda-feira (15), o Instagram passará a exibir na parte superior da tela inicial do aplicativo uma notificação redirecionando para a Central de Informações sobre Covid-19. Confira abaixo como a notificação vai aparecer:
O usuário terá três opções, portanto: acessar a central, retirar temporariamente a notificação apertando em “agora não” ou simplesmente continuar navegando pelo seu feed.
Além disso, postagens relacionadas à Covid-19 serão avaliadas pelo Instagram. A rede social vai remover todas as postagens que violarem as suas políticas relacionadas à pandemia. Já as postagens aprovadas ganharão rótulos com informações sobre a Covid-19.
Para ter acesso à novidade, é preciso que o seu Instagram esteja atualizado para a versão mais recente. Além disso, nem todos os usuários já receberam a novidade, uma vez que ela ainda está em fase de implementação.
Figurinha do Stories relacionada à pandemia
Outra novidade que chega em breve ao Instagram, além disso, é uma figurinha do Stories relacionada à pandemia de Covid-19. Confira a prévia abaixo:
Como você pode ver, a figurinha convida os usuários da plataforma a aderirem à vacinação contra o novo Coronavírus. Ela pode incentivar, por exemplo, que os usuários postem foto tomando a vacina, o que sempre gera engajamento e faz com que outros usuários a tomem e compartilhem suas fotos, também.
Nova ferramenta vai mostrar locais de vacinação chega ao Facebook
Além disso, Mark Zuckerberg, fundador e atual presidente do Facebook, anunciou em seu perfil oficial na plataforma que o Facebook vai lançar uma ferramenta com o intuito de ajudar na vacinação contra Covid-19.
A ferramenta vai mostrar quando e onde as pessoas vão poder se vacinar. Ela irá disponibilizar inclusive um link através do qual o usuário vai poder fazer um agendamento.
Além disso, o Facebook também vai ganhar uma Central de Informações sobre a Covid-19 semelhante à do Instagram. O que mostra não apenas que o Facebook está realmente disposto a investir no combate à pandemia, mas também que o plano de integração entre as suas principais redes sociais está de fato em vigor.
Infelizmente, a novidade só está disponível até então em algumas regiões dos Estados Unidos. Afinal, como já comentamos, nem todos os países estão no mesmo estágio de vacinação.
A ideia, entretanto, é a de expandir a ferramenta a outros países conforme estes forem aderindo à vacinação. O que infelizmente pode demorar um bom tempo até acontecer no Brasil.
- Aproveite e leia também: Novidades do Instagram: programa para afiliados, silenciar DMs e mais
Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!
Deixe seu comentário