Nepomniachtchi comete erro grave e perde mais uma no Mundial de Xadrez

Um erro gravíssimo garantiu a vitória a Magnus Carlsen, que está cada vez mais próximo de renovar o título de Campeão Mundial.

Nepomniachtchi comete erro grave e perde mais uma no Mundial de Xadrez (Imagem: Reprodução/FIDE)
Nepomniachtchi comete erro grave e perde mais uma no Mundial de Xadrez (Imagem: Reprodução/FIDE)

Nesta terça-feira (07) aconteceu a Rodada 9 do Campeonato Mundial de Xadrez de 2021, com o atual campeão Magnus Carlsen e o desafiante Ian Nepomniachtchi se enfrentando em uma partida clássica. E uma vez mais o norueguês confirmou a superioridade em relação ao seu aniversário após Nepomniachtchi cometer um erro gravíssimo que pode não apenas ter custado a partida, mas também o título.

Principais momentos da partida

Na partida de hoje, quem estava de brancas era o russo Ian Nepomniachtchi, que surpreendeu fugindo das aberturas mais tradicionais começando com o lance C4, a Abertura Inglesa, seguido por E6 por parte de Magnus, entrando nas linhas da Defesa Agincourt.

A partida seguiu em equilíbrio em grande parte do tempo, com Nepomniachtchi até mesmo mantendo uma leve vantagem de 0.3 pontos de acordo com o Stockfish em vários momentos, conseguindo desenvolver bem suas peças, mesmo tendo deixado passar um complexo golpe tático no lance 15 que, caso Magnus caísse (algo difícil de acreditar), daria uma vantagem de um cavalo a mais para o russo. Porém, tudo mudou no lance 27.

Depois que Nepomniachtchi capturou um peão com o bispo de casas claras no lance 26, atacando a torre de A8, Magnus fugiu da ameaça jogando torre E4, atacando o peão que está solto em C4. Embora houvessem outras formas de defesa, Ian Nepomniachtchi optou por avançar o peão atacado para a casa de C5, considerado um erro gravíssimo, pois permitiu uma continuação que fez com que as brancas perdessem uma peça inteira. Depois desse avanço, o Stockfish indicou no mesmo instante uma irreversível vantagem de 4.8 para as pretas.

Magnus Carlsen obviamente viu a continuação e jogou, sem perder muito tempo, o devastador C6, avançando seu último peão da ala da dama e trancando o bispo de Nepomniachtchi, que não teve mais salvação em nenhuma das possíveis linhas.

O russo continuou jogando, tentando encontrar algum caminho que revertesse a desvantagem, optando até mesmo por lances rápidos para tentar derrubar o tempo de Magnus Carlsen. Porém, o Campeão Mundial de Xadrez Clássico, que também é campeão nas modalidades de Xadrez Rápido e Blitz, acertou todos os lances, disparando a vantagem para 7.8 e fazendo com que Nepomniachtchi aceitasse a derrota no lance 39.

Com isso, o placar do Mundial de Xadrez de 2021 ficou 6-3 para Magnus Carlsen, que precisa apenas de mais uma vitória e de mais um empate para alcançar os 7.5 necessários para renovar o título de campeão mundial.

Reveja lance a lance a Rodada 9 do Campeonato Mundial de Xadrez

Não pôde assistir à Rodada 9 do Campeonato Mundial de Xadrez de 2021 que aconteceu nesta terça-feira? Pois reveja todos os lances no tabuleiro interativo abaixo:

Gostou dessa notícia? Pois aproveite e confira também:
Tudo sobre o Mundial de Xadrez de 2021: como funciona, como assistir e mais!

Fonte das imagens: International Chess Federation (FIDE)

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário