Novo vírus de Android já é o terceiro mais comum entre os usuários; veja como se prevenir

Um novo vírus de Android já se tornou um dos mais comuns entre os usuários. Veja como se proteger do vírus nessa matéria do Tech News Brasil.

Um novo vírus de Android foi descoberto em julho, e já se tornou um dos mais comuns entre os usuários do sistema operacional. O malware provou ser um grande perigo, principalmente para aplicativos de mobile banking.

A seguir, conheça nesta matéria do Tech News Brasil  tudo sobre o novo vírus, como evitá-lo e como fazer para identificá-lo.

Malibot: novo vírus de Android

O Malibot é um vírus de Android descoberto pela Check Point Research, uma ramificação da Chech Point Software Technologies, empresa de tecnologia israelense, que revelou a descoberta ao público no dia 14 de julho de 2022.

O vírus foca principalmente em roubar informações dos bancos dos seus alvos. O Malibot é um malware muito perigoso e ao mesmo tempo muito inteligente, conseguindo fazer várias tarefas ao mesmo tempo nos dispositivos em que ele está alojado para roubar informações bancárias importantes.

Novo vírus de Android já é o terceiro mais comum entre os usuários; veja como se prevenir (Imagem: Denny Müller/ Unsplash)
Novo vírus de Android já é o terceiro mais comum entre os usuários; veja como se prevenir (Imagem: Denny Müller/ Unsplash)

Mesmo sendo um vírus recém-descoberto, ele já se tornou um dos mais comuns entre usuários de celulares Android, ocupando a terceira posição no ranking dos vírus mais comuns em dispositivos móveis.

Quais são os perigos que o Malibot apresenta para o Android

O vírus infecta os celulares através de um método chamado phishing ou smishing, enviando mensagens de SMS para as pessoas e atraindo-as para um link que irá redirecioná-las até uma página da web não confiável. Nesta página falsa, é feito o download de um aplicativo igualmente falso contendo o Malibot.

Após o aplicativo falso ser instalado, o Malibot estará alojado no celular e funcionará como um minerador de informações, roubando dados bancários como senhas, quantidade de dinheiro que a pessoa possui armazenado, número do cartão e pode até mesmo causar perdas de dinheiro.

Além disso, o vírus também rouba outros tipos de informação, como o modelo do celular, ID do Android, lista dos aplicativos, endereço IP, cookies e outros dados da internet etc. O Malibot também pode gerar mensagens de SMS e interceptar outras, alterando-as para enviar links para ajudar a espalhar o vírus, contaminando mais celulares.

O vírus também se espalha por e-mails, aplicativos, anúncios e sites. É possível perceber que ele está no seu celular pelos seguintes sintomas: aumento significativo do uso de memória e da bateria, aplicativos questionáveis aparecendo misteriosamente, lentidão ao executar tarefas e mudanças não autorizadas na configuração do aparelho.

Como se prevenir do vírus e removê-lo do celular

Primeiramente, tenha certeza de que há um antivírus instalado em seu aparelho, pois ele defende o celular de ameaças e também as elimina caso haja algum já presente. Caso o Malibot esteja presente no celular, ele será removido pelo antivírus assim que for detectado.

Além disso, tenha muito cuidado com e-mails e mensagens SMS recebidas, mesmo se forem aparentemente de um remetente confiável. Os links presentes nas mensagens podem conter algum malware que pode ser instalado no momento em que o link é aberto.

Também é recomendado que o usuário tenha cuidado ao instalar aplicativos que não são baixados através da Play Store, pois também é muito provável que algum vírus esteja contido no arquivo.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
TikTok pode estar planejando app de fotos pessoais para rivalizar com instagram

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário