Como ocultar aplicativos no Android: passo a passo

Ocultar aplicativos no seu celular Android pode ser uma ótima forma de garantir a segurança de seus dados e a privacidade de conversas, fotos e arquivos.

Isso pode ser muito útil, por exemplo, caso seu celular seja roubado, ou então para proteger aplicativos importantes quando uma criança quiser jogar.

Seja qual for a razão, há mais de um método para se ocultar aplicativos no sistema operacional Android.

Porém, ainda não há nenhuma solução fácil e intuitiva implementada pelo próprio Google, sendo necessário um aplicativo próprio para isso ou outras soluções criativas.

Veja abaixo quais são os melhores aplicativos para executar essa ação, como podem ser facilmente usados e tudo que precisa saber sobre o assunto.

Descubra como ocultar aplicativos em seu celular Android. (Imagem: Reprodução/Christian Wiediger)

Confira a seguir alguns passo-a-passo de como ocultar aplicativos em seu celular Android e fique ligado.

Como ocultar seus apps pelo Android

Algumas marcas trazem aplicativos próprios pré-instalados, de forma que não é possível removê-los do smartphone, o que para muitas pessoas é considerado como algo ruim, visto a inutilidade e notificações desnecessárias.

Isso é conhecido como “Bloatware”, e esses apps podem até gastar recursos do celular, como bateria e memória. 

Apesar de não se poder desinstalar esses apps, é possível desabilitá-los por meio das opções próprias do Android, dessa maneira, fica mais fácil de realizar o manuseio do aparelho em questão.

Assim, eles ainda estarão salvos na memória do celular, mas deixarão de ocupar RAM e gastar bateria, o que já é uma alternativa considerada como muito boa quando comparada com nada.

Para desabilitar aplicativos, siga o tutorial

  1. Abra o menu de “Configurações”;
  2. Selecione “Apps e Notificações”;
  3. Clique na opção “Ver todos os apps”;
  4. Encontre o aplicativo que deseja desabilitar;
  5. Selecione “Desativar”;
  6. Uma pop-up de aviso aparecerá, mencionando que desabilitar alguns aplicativos pode afetar o funcionamento de outros apps, e que não é possível deletá-lo, mas que, o desativando, ele ficará oculto no dispositivo;
  7. Clique em “Desativar app”.
Utilize apps para ocultar ou proteger seus aplicativos com senha. (Imagem: Reprodução/Christian Wiediger)

Como utilizar aplicativos para esconder seus apps

A opção de desativar um aplicativo sem removê-lo completamente do celular é uma opção apenas para o Bloatware, ou seja, os pré-instalados de fábrica.

Para esconder aplicativos que você baixou da Google Play Store, é necessário recorrer a outros meios. 

Um destes meios é utilizar um aplicativo dedicado para isso, como o Calculator Vault, ou então instalar um launcher que ofereça essa ferramenta.

Se quiser saber mais sobre como funciona um launcher e conhecer algumas opções, nós já explicamos isso aqui.

No caso de soluções como o Calculator Vault, seus programas ficarão escondidos numa pasta única, que fica disfarçada de ícone para outro aplicativo, acessível por meio de uma senha.

Sem o código de acesso, essa pasta apenas se parece com uma calculadora, disfarçando seu verdadeiro propósito, o que é uma alternativa interessante caso precise usar o app em outro momento.

Dessa forma, seus arquivos ficarão protegidos, mas você ainda poderá usá-los quando precisar. Essa é a grande vantagem deste método, já que, por meio da desabilitação, o app fica indisponível.

Além disso, há a opção de instalar launchers, como o Apex ou o Nova Laucher. Estes alteram a interface de seu celular, principalmente por questões visuais, mas também podem trazer recursos úteis para organização de sua tela inicial e gaveta de apps.

Por exemplo, alguns deles trazem opções de adicionar senhas em pastas, para mantê-las seguras. Essa é uma boa possibilidade para quem quer diminuir o uso desnecessário de bateria e melhorar a usabilidade do aparelho.

As marcas de smartphone podem trazer soluções próprias para esconder e proteger apps. (Imagem: Reprodução/Sten Ritterfeld)

Como esconder seus apps pela interface de cada marca

Apesar de o Android não oferecer a opção como parte do sistema, algumas marcas incluem a ferramenta em suas versões próprias do Android, como na One UI, da Samsung. Confira a seguir alguns tutoriais de como esconder apps para cada marca:

Samsung

  1. Abra sua gaveta de aplicativos;
  2. Clique no ícone dos três pontos no canto superior direito da tela;
  3. Selecione “Configurações da Tela Inicial”;
  4. Encontre a opção “Ocultar aplicativos”.
  5. Escolha os apps que deseja esconder;
  6. Para finalizar, clique em “Aplicar”.

Xiaomi

  1. Abra as “Configurações”;
  2. Selecione “Apps” e então “Bloqueio de Apps”;
  3. Ative o recurso, e então adicione um padrão para o desbloqueio;
  4. Selecione os apps que deseja esconder.

LG

  1. Pressione e segure na Tela Inicial;
  2. Selecione “Configurações da Tela Inicial”;
  3. Clique em “Esconder aplicativos” 
  4. Selecione os apps que deseja esconder.
  5. Clique em “Pronto”.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fonte:  Android Authority

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário