Como ocultar aplicativos no Android: passo a passo

Ocultar aplicativos no seu celular Android pode ser uma ótima forma de garantir a segurança de seus dados e a privacidade de conversas, fotos e arquivos. Isso pode ser muito útil, por exemplo, caso seu celular seja roubado, ou então para proteger aplicativos importantes quando uma criança quiser jogar.

Seja qual for a razão, há mais de um método para se ocultar aplicativos no sistema operacional Android. Porém, ainda não há nenhuma solução fácil e intuitiva implementada pelo próprio Google, sendo necessário um aplicativo próprio para isso ou outras soluções criativas.

Descubra como ocultar aplicativos em seu celular Android. (Imagem: Reprodução/Christian Wiediger)

Confira a seguir alguns passo-a-passo de como ocultar aplicativos em seu celular Android.

Como ocultar seus apps pelo Android

Algumas marcas trazem aplicativos próprios pré-instalados, de forma que não é possível removê-los do smartphone. Isso é conhecido como “Bloatware”, e esses apps podem até gastar recursos do celular, como bateria e memória. 

Apesar de não se poder desinstalar esses apps, é possível desabilitá-los por meio das opções próprias do Android. Assim, eles ainda estarão salvos na memória do celular, mas deixarão de ocupar RAM e gastar bateria.

Para desabilitar aplicativos, siga o tutorial

  1. Abra o menu de “Configurações”;
  2. Selecione “Apps e Notificações”;
  3. Clique na opção “Ver todos os apps”;
  4. Encontre o aplicativo que deseja desabilitar;
  5. Selecione “Desativar”;
  6. Uma pop-up de aviso aparecerá, mencionando que desabilitar alguns aplicativos pode afetar o funcionamento de outros apps, e que não é possível deletá-lo, mas que, o desativando, ele ficará oculto no dispositivo;
  7. Clique em “Desativar app”.
Utilize apps para ocultar ou proteger seus aplicativos com senha. (Imagem: Reprodução/Christian Wiediger)

Como utilizar aplicativos para esconder seus apps

A opção de desativar um aplicativo sem removê-lo completamente do celular é uma opção apenas para o Bloatware, ou seja, os pré-instalados de fábrica. Para esconder aplicativos que você baixou da Google Play Store, é necessário recorrer a outros meios. 

Um destes meios é utilizar um aplicativo dedicado para isso, como o Calculator Vault, ou então instalar um launcher que ofereça essa ferramenta. Se quiser saber mais sobre como funciona um launcher e conhecer algumas opções, nós já explicamos isso aqui.

No caso de soluções como o Calculator Vault, seus programas ficarão escondidos numa pasta única, que fica disfarçada de ícone para outro aplicativo, acessível por meio de uma senha. Sem o código de acesso, essa pasta apenas se parece com uma calculadora, disfarçando seu verdadeiro propósito.

Dessa forma, seus arquivos ficarão protegidos, mas você ainda poderá usá-los quando precisar. Essa é a grande vantagem deste método, já que, por meio da desabilitação, o app fica indisponível.

Além disso, há a opção de instalar launchers, como o Apex ou o Nova Laucher. Estes alteram a interface de seu celular, principalmente por questões visuais, mas também podem trazer recursos úteis para organização de sua tela inicial e gaveta de apps. Por exemplo,  alguns deles trazem opções de adicionar senhas em pastas, para mantê-las seguras.

As marcas de smartphone podem trazer soluções próprias para esconder e proteger apps. (Imagem: Reprodução/Sten Ritterfeld)

Como esconder seus apps pela interface de cada marca

Apesar de o Android não oferecer a opção como parte do sistema, algumas marcas incluem a ferramenta em suas versões próprias do Android, como na One UI, da Samsung. Confira a seguir alguns tutoriais de como esconder apps para cada marca:

Samsung

  1. Abra sua gaveta de aplicativos;
  2. Clique no ícone dos três pontos no canto superior direito da tela;
  3. Selecione “Configurações da Tela Inicial”;
  4. Encontre a opção “Ocultar aplicativos”.
  5. Escolha os apps que deseja esconder;
  6. Para finalizar, clique em “Aplicar”.

Xiaomi

  1. Abra as “Configurações”;
  2. Selecione “Apps” e então “Bloqueio de Apps”;
  3. Ative o recurso, e então adicione um padrão para o desbloqueio;
  4. Selecione os apps que deseja esconder.

LG

  1. Pressione e segure na Tela Inicial;
  2. Selecione “Configurações da Tela Inicial”;
  3. Clique em “Esconder aplicativos” 
  4. Selecione os apps que deseja esconder.
  5. Clique em “Pronto”.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fonte:  Android Authority

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário

20 − cinco =