Presidente da Anatel marca leilão de 5G para março de 2020

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo de Morais, esteve na última quarta-feira, dia 27 de fevereiro de 2019, em Barcelona na MWC19, onde durante uma entrevista afirmou que a Anatel já marcou a data da venda de frequências para a quinta geração da telefonia móvel (5G) para março do próximo ano.

Nosso cronograma é lançar o edital no segundo semestre, assim como a consulta pública, e teremos a licitação acontecendo em março do próximo ano. Isso é importante porque a gente quer dar previsibilidade, e as operadoras têm de ser preparar para o processo”, afirmou Morais.

A Anatel tem como objetivo leiloar 200 MHz na frequência de 3,5 GHz; 100 MHz na frequência de 2,3 GHz e 10 MHz da sobra da frequência de 700 MHz.

Conforme o presidente da Anatel, haverá mudanças importantes no formato do edital a ser lançado. Serão exigidas metas de cobertura para as empresas que comprarem as frequências mais baixas e metas de capacidade para a frequência de 3,5 GHz, o que nunca havia sido exigido pela Anatel.

O presidente também disse que já solicitou à área técnica da Anatel um estudo sobre a porção entre 3,3 GHz e 3,4 GHz, para adicionar mais 100 MHz. “No futuro, nós poderemos ter outros 200 MHz [na faixa de 3,5 GHz] na medida em que realizarmos o refarming”, declarou Leonardo de Morais.

Durante a entrevista foi explicado ainda que a frequência de 26 GHz, conhecida como milimétrica (mmWave), e que começa a ser vendida em outros países também para a 5G, não entrará nesta licitação, uma vez que os estudos internos da agência não ficarão prontos a tempo para essa licitação.

Fontes: TeleSintese e MobileTime

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário