Problemas no DualSense do PS5: saiba os motivos
Recentemente, alguns jogadores têm relatado problemas no DualSense do PS5. O controle do novo videogame da Sony, que chegou como uma das grandes novidades da nova geração, vem apresentado problemas principalmente nos botões analógicos.
Isto é, após certo tempo de uso, os analógicos podem ficar presos em uma direção, mesmo que o jogador não o esteja pressionando. Saiba mais sobre os problemas no DualSense do PS5 e suas principais causas.
- Veja também: Disney Plus recebe suporte a 4K no PS4 e no PS5

Problemas DualSense do PS5: drift é o mais comum
Segundo o iFixit, conhecido por analisar diferentes dispositivos e suas reparabilidades, os problemas no DualSense do PS5 não são nenhuma surpresa.
De acordo com o canal, a forma como o analógico do controle é posicionado, até mesmo em outros modelos, é a principal causa de defeitos.
Assim, o drift no controle – comando para uma direção sem que o jogador toque no controle – é um dos problemas mais comuns.
Além disso, o defeito no DualSense não é exclusivo da Sony. Controle de outras plataformas, como Xbox One e até mesmo os controles do Nintendo Switch Pro, também apresentam problemas por este tipo de montagem.
Problemas DualSense do PS5 não é algo raro
Assim, os problemas no DualSense do PS5 não são considerados algo novo, muito pelo contrário. O defeito é um dos principais motivos da ida do item a assistências técnicas.
Mas o que causa o problema de drift nos controles? Em suma, são vários os motivos que podem ocasionar o defeito. O mais comum é que pequenas partículas, como sujeira, resto de comida ou outros elementos externos, atrapalhem o funcionamento correto.
Além disso, o tempo de vida útil dos analógicos é considerado bem baixo, tendo em vista o seu uso recorrente.
A intensidade do gameplay também pode afetar esse tempo. No caso do DualSense, especificamente, esse ainda é um agravante. O controle funciona justamente para um uso mais intenso, o que deixa a jogabilidade mais “real”.
Potenciômetro é a principal causa
Ainda segundo o iFixit, o potenciômetro também é uma das principais causas de problemas no DualSense do PS5. Ele funciona com uma corrente cruzando um tipo de fita.
A fita, por sua vez, é conectada adois terminais encontrados em cada ponta, além de outro terminal no meio. Assim, o componente central é uma parte móvel, enquanto os demais auxiliam na identificação da resistência quando o jogador pressiona os analógicos.
Mais frágil, essa parte móvel pode facilmente ser danificada. Dessa forma, com a fricção constante, feita em razão da gameplay, é natural que a peça se desgaste com o uso.
- Veja também: Sony anuncia um novo óculos VR para o PlayStation 5

Outros motivos para os problemas no controle
Contudo, o potenciômetro não é o único motivo que pode afetar o funcionamento do DualSense, A mola responsável pela dinamicidade do analógico também ocasiona defeitos no controle.
Da mesma forma, com o tempo de uso, o desgaste prejudica o funcionamento correto da peça, ou mesmo faz com que ela sai do local adequado. Assim, os terminais entendem esse posicionamento errado como um comando, acionando os botões.
Por fim, outro motivos para problemas no DualSense do PS5 é a entrada de materiais estranhos. Seja de sujeiras externas ou mesmo graças à interferência de peças internas, a entrada de um material diferente na fita do potenciômetro pode afetar o funcionamento correto do controle.
Possíveis soluções para os defeitos
Em resumo, a melhor forma de solucionar os defeitos no seu controle é com a ajuda de uma assistência técnica especializada.
Na maior parte dos casos, o problema se resolve com a troca do potenciômetro ou a simples limpeza de seus contatos.
Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!
Informações: iFixit.
Deixe seu comentário