Projeto Latte – Windows 10 pode receber aplicativos nativos do Android
A Microsoft já vem tentando permitir o uso de aplicativos nativos do Android no Windows há muito tempo, como no cancelado projeto Astoria e, mais recentemente, no app exclusivo para celulares Samsung denominado “Your phone”. Porém, a empresa pretende ir mais longe, oferecendo esses aplicativos diretamente na Microsoft Store.
Esse projeto, que ganhou o codinome de Projeto Latte, é um software que a empresa vem elaborando para fazer port desses aplicativos para o Windows 10. Dessa forma, a plataforma funcionaria como um sistema operacional universal, já que a Microsoft já aceita formatos PWA, UWP, Win32 e Linux.
A partir desse novo software, desenvolvedores poderão converter seus aplicativos com pouca ou nenhuma alteração no código. Isso porque o Projeto Latte visa compilar os aplicativos diretamente na forma MSIX, possivelmente utilizando uma tecnologia semelhante ao Subsistema Windows para Linux (WSL).
A Microsoft também anunciou que esse subsistema (WSL) receberá alguma melhorias, como o suporte para aplicações do tipo GUI do Linux, por exemplo. Além disso, a empresa promete otimização da performance de aplicativos usados através do WSL, por meio de aceleração de GPU.
Segundo o Windows Central, o projeto Latte pode ser anunciado até o final deste ano, possivelmente como parte da atualização 21H2 do Windows 10, que chegará aos usuários em outubro de 2021.
- Leia também: Confira dicas para comprar um notebook Windows
Vantagens e Desvantagens
O grande benefício desse software será aumentar o pequeno catálogo de apps disponíveis para uso no Windows, o que sempre foi uma grande desvantagem do sistema. Essa é, inclusive, uma das razões do fracasso do Windows Phone, que não conseguiu concorrer com as enormes bibliotecas do Android e iOS.
Apesar disso, pelo menos a princípio, não será possível fazer a conversão de aplicativos próprios do Google, como o Gmail e Google Drive. Isso ocorre pelo fato de que esses apps precisam de integração ao “Play Services”, que a Google não permite que seja instalado em nenhum dispositivo que não seja Android ou Chrome OS.
Além disso, deve-se considerar a dificuldade de interface, já que os aplicativos Android são projetados para telas pequenas e touchscreen. Por esse motivo, a experiência do usuário pode ser prejudicada se o desenvolvedor não fizer nenhuma adaptação. Como resultado, pode ser que o porte desses apps não seja tão fácil quanto a Microsoft pretende com o projeto Latte.
Your Phone
A Microsoft, em parceria com a Samsung, lançou um novo aplicativo para Windows 10 chamado “Your Phone”, que tem a função de conectar seu smartphone ao PC. Semelhante ao objetivo do Projeto Latte, por meio dele também é possível utilizar os aplicativos Android no Windows 10.
Apesar dessa semelhança, o “Your Phone” funciona apenas como um espelho da tela do celular, que é reproduzida dentro do app. Assim, o usuário pode utilizar todos os aplicativos que possui no smartphone diretamente do PC, como Instagram e Facebook, além de poder visualizar e gerenciar suas notificações.
Além disso, o aplicativo traz algumas funções interessantes, resultado da conexão direta entre o smartphone e o computador. Entre elas, é possível fazer chamadas, enviar SMS e acessar as últimas 2000 fotos da galeria do celular.
Infelizmente, o recurso só está disponível para celulares Samsung das séries de flagships Galaxy S21 e Galaxy Note 20.
Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!
Deixe seu comentário