Google Stadia | Navegador para Xbox pode executar plataforma

A Microsoft está iniciando novos testes para o seu navegador, o Edge Chromium, nos consoles. E, com isso, há a possibilidade de o Xbox poder executar o Google Stadia. Os testes do navegador, que têm como base o Google Chromium, indicam que a plataforma da Google pode estar próxima dos consoles.

Apesar de ainda estar em fase de testes, é bem provável que a novidade chegue para os donos de Xbox Series X|S e Xbox One em breve. Saiba mais!

Google Stadia no Xbox
Google Stadia no Xbox: navegador pode executar plataforma (Imagem: Reprodução / Pixabay)

Google Stadia no Xbox: navegador pode rodar serviço

Com os testes do Edge Chromium nos consoles, usar o Google Stadia no Xbox parece estar próximo de acontecer.

Os testes da Microsoft indicam que existe a possibilidade de que a plataforma de jogos em nuvem da Google também possa ser acessada via Xbox Series X|S  e Xbox One.

Assim como acesso ao Stadia, essa implementação ainda traz um acesso muito melhor aos sites através dos consoles. Outro destaque é a confirmação do suporte ao uso de teclado e mouse nos consoles da Microsoft.

Previsão deixa consoles da Microsoft ainda mais interessantes

Mesmo que tudo ainda esteja no campo da suposição, a possibilidade de acesso ao Google Stadia no Xbox deixa o console ainda mais interessante.

Isto é, além do serviço de assinatura própria – Xbox Game Pass – os consoles da empresa ainda podem contar com mais uma opção.

Graças ao suporte de compatibilidade com o Chromium, o navegador tem a capacidade de rodar o serviço de streaming do Google. Isso dá aos jogadores o acesso a uma biblioteca completa de jogos em nuvem.

Conheça o Google Stadia (Imagem: Reprodução / Google)

O Google Stadia: como funciona?

Mas o que é e como funciona o Google Stadia? Apesar de haver a expectativa para que a plataforma chegue ao Xbox, a popularidade da plataforma ainda é bem baixa no Brasil.

Em resumo, o serviço de streaming de jogos promete, na teoria, ser capaz de reproduzir uma série de games em alta resolução (4K) via streaming. Ou seja, o jogador não precisa nem ao menos baixar o jogo. Além disso, a plataforma foi criada para rodar em diversos dispositivos, inclusive em mobiles.

Ou seja, o objetivo da empresa é disponibilizar acesso aos jogos através do computador, smartphone, tablets e até TVs usando o Chromecast. Todo o processamento dos games é feito através de um servidor próprio.

Isto é, os jogos rodam em um servidor próprio do Google, que envia as imagens e recebe os comandos de teclados e joysticks.

Quanto custa?

Apesar dos esforços da Google para criar sua própria plataforma de jogos em nuvem, o serviço não teve o resultado esperado.

No Brasil, por exemplo, a popularidade do Stadia é bem baixa e conta com poucos usuários. Isso, aliás, é resultado do baixo investimento feito para o lançamento da plataforma fora dos Estados Unidos e Europa.

No EUA, o serviço possui três versões:

  • Edição de Fundador – a partir de US$ 129; acesso a plataforma, controle de edição limitada, Chromecast Ultra, assinatura de três meses do Stadia Pro para um amigo e o jogo Destiny 2;
  • Stadia Pro – US$ 9,99; catálogo com jogos gratuitos e descontos exclusivos;
  • Stadia Base – gratuito; jogador pode comprar os jogos disponíveis, mas sem descontos.

Outro fator que destaca a baixa popularidade da plataforma no Brasil é a necessidade de uma boa conexão com a internet. Afinal, não é fácil rodar um jogo a 4K dependendo apenas da internet.

Plataforma encerra produção de jogos

No início de fevereiro, o Google anunciou o fechamento de seus estúdios. Apesar de ainda manter a plataforma, a empresa não vai mais produzir jogos exclusivos.

Com isso, a tendência é que os jogos disponibilizados no Stadia sejam de desenvolvedoras parceiras e publicadoras terceirizadas.

Ou seja, a tendência é que mais títulos ainda podem chegar na plataforma, mas sem a exclusividade prevista com seu lançamento. No Brasil, o Google Stadia já conta com um catálogo recheado de games.

Dentre algumas das opções, estão:

  • Assassin’s Creed Valhalla
  • Borderlands 3
  • Cyberpunk 2077
  • Destiny 2
  • Doom Eternal
  • Hitman 3

Aproveite também para seguir a Tech News Brasil no Twitter. Lá você fica por dentro de todas as notícias e novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento em primeira mão!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário