Plataforma da Qualcomm vai facilitar criação de apps de realidade virtual

Snapdragon Spaces vai facilitar o desenvolvimento de jogos e aplicativos de realidade aumentada.

Plataforma da Qualcomm vai facilitar criação de app de realidade virtual (Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Plataforma da Qualcomm vai facilitar criação de apps de realidade virtual (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Nesta terça-feira (09), a Qualcomm anunciou o lançamento do Snapdragon Spaces, plataforma que promete facilitar a criação de aplicativos de realidade virtual para as próximas gerações de óculos de realidade aumentada.

A ideia do Snapdragon Spaces é tornar tanto a criação quanto o uso de aplicativos de realidade aumentada mais acessíveis. Para isso, a plataforma vai contar com funções como uma tecnologia que auxilia o desenvolvedor a entender e a mapear melhor o ambiente e os usuários, kits de software para os principais motores 3D, como para a Unreal Engine, suporte a OpenXR, integração com outras plataformas, como com a Lightship (desenvolvida pela Niantic) e com a AR Foundation (da Unity), além de vários tutoriais, códigos de amostra e bases de conhecimentos para tornar o desenvolvimento acessível até mesmo para usuários pouco experientes.

A má notícia é que os jogos e aplicativos desenvolvidos pelo Snapdragon Spaces estarão disponíveis inicialmente apenas em lojas de aplicativos de dispositivos mobiles (e obviamente vão exigir o uso de dispositivos de realidade aumentada compatíveis com smartphones e tablets). Ou seja, eles não estarão disponíveis para óculos de realidade aumentada independentes (ao menos não nos primeiros meses da plataforma).

Além disso, a Qualcomm vai disponibilizar aos poucos o Snapdragon Spaces. Lenovo, Oppo e Xiaomi são algumas das empresas que farão parceria com a Qualcomm e que terão acesso antecipado à plataforma, que estará disponível mais abertamente apenas a partir de 2022. Desenvolvedores interessados em ter acesso à novidade podem se inscrever para o Snapdragon Spaces através deste link.

Gostou dessa notícia sobre a plataforma de realidade virtual da Qualcomm? Pois confira também:
PlayStation 5 desbloqueado? Hackers conseguem acesso à chave raiz do console

Fonte: Qualcomm

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário