Como vai funcionar a Retrocompatibilidade do PS5?

Depois de muito tempo e de muitas dúvidas por parte dos fãs, a Sony finalmente divulgou alguns detalhes da retrocompatibilidade do PS5. Agora já sabemos como ela vai funcionar e, principalmente, que jogos do PS4 poderão ser jogados no PS5. E as notícias são excelentes!

Lembrando que o Playstation 5 será lançado nos EUA e em outros países no dia 12 de novembro, e no Brasil uma semana depois, no dia 19 de novembro. A pré-venda já começou em diversos países já no dia 17 de setembro, e o preço do PS5 no Brasil e no Mundo surpreendeu ainda mais os fãs.

Aliás, caso você esteja em dúvida se deve ou não comprar seu PS5 já na janela de lançamento, confira este nosso artigo com os motivos para se comprar o novo console da Sony já na estreia!

Como vai funcionar a retrocompatibilidade do PS5?

Primeiramente, convém explicar o que significa ter retrocompatibilidade. Um console ser retrocompatível com outro significa que os games do antigo poderão ser jogados no novo console. É o caso do PS5, que terá retrocompatibilidade praticamente total com o PS4. Isso significa que os jogos do antigo PS4 poderão ser jogados no novo console da Sony, previsto para ser lançado em novembro deste ano.

Mas, até então, muitas dúvidas pairavam sobre o tema. A primeira grande dúvida era: como funcionaria a retrocompatibilidade? Apenas os jogos baixados digitalmente da PS Store poderiam ser jogados? Ou também seria possível inserir um disco de PS4 no PS5 e ele rodaria normalmente?

Recentemente, a Sony revelou mais informações sobre isso, acabando com as dúvidas dos fãs. As duas formas estarão disponíveis. Ou seja, você poderá tanto jogar games baixados digitalmente da PS Store, quanto inserir discos de PS4 em seu PS5 e o game rodará normalmente.

Playstation 5 vs Playstation 4

É claro que, em ambos os casos, um patch de atualização provavelmente será baixado ao iniciar o game pela primeira vez no novo console, a fim de se fazer algumas pequenas correções com o intuito de que ele rode normalmente.

Por fim, a outra grande dúvida é: que jogos do PS4 poderiam ser jogados no PS5? Esta pergunta será respondida no tópico seguinte.

Jogos do PS4 que terão retrocompatibilidade com o PS5

Para a surpresa e alegria dos fãs, a Sony confirmou que o PS5 terá retrocompatibilidade com a maioria esmagadora de títulos do PS4.  Traduzindo em porcentagens, 99% dos games do PS4 poderão ser jogados no novo console!

Além disso, em vez de divulgar a lista de jogos que terão retrocompatibilidade, a Sony optou por divulgar a lista de jogos de PS4 que NÃO poderão ser jogados no PS5. A lista é a seguinte:

  • DWVR
  • Afro Samurai 2 Revenge of Kuma Volume One
  • TT Isle of Man – Ride on the Edge 2
  • Just Deal With It!
  • Shadow Complex Remastered
  • Robinson: The Journey
  • We Sing
  • Hitman Go: Definitive Edition
  • Shadwen
  • Joe’s Diner

Lembrando que estes são os jogos que NÃO terão retrocompatibilidade. Todos os outros mais de 4.000 títulos do PS4, exceto os mencionados acima, poderão ser jogados no PS5.

Além disso, os jogos de realidade virtual do PS4 também terão compatibilidade com o PS5. Isso significa que você poderá utilizar o seu atual dispositivo de VR simplesmente conectando-o no novo console.

Ainda não há nenhuma previsão se jogos de PS3, PS2 e PS1 rodarão no PS5. Até o momento, apenas os jogos de PS4 foram confirmados.

Confira aqui os jogos exclusivos de PS5 já anunciados e confirmados pela Sony!

Os jogos antigos rodarão melhor no novo console?

Esta é uma terceira dúvida que os fãs têm. E a Sony também a respondeu recentemente.

Segundo ela, um seleto número de games do PS4 terá melhorias consideráveis e rodará melhor no PS5. Infelizmente, até o momento a Sony não anunciou a lista de games que terão melhorias.

Retrocompatibilidade do PS5

Além disso, a Sony também mencionou que alguns dos games retrocompatíveis poderão apresentar alguns erros inesperados. Isso já era esperado pelos fãs, uma vez que testar ao máximo a forma como os mais de 4.000 games com retrocompatibilidade rodarão no PS5 seria uma tarefa muito difícil.

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário