Spotify adiciona ferramenta para compartilhar gêneros mais ouvidos

O Spotify está dando suporte para uma nova ferramenta? Sim, o Spotify Pie, mais novo jeito de compartilhar seus gêneros musicais mais ouvidos.

O Spotify conseguiu criar, ao longo dos anos, uma cultura bastante participativa por parte de seus usuários. É muito comum ver todo mundo compartilhando playlists, músicas, álbuns e artistas.

 

Mas você sabia que agora o Spotify está dando suporte para uma nova ferramenta? Sim, o Spotify Pie, como já deve ter visto, é o novo e mais badalado jeito de informar a todos quais são os gêneros de música que mais ficam ativos na sua playlist e na função de repeat.

 

A ferramenta Spotify Pie foi criada por um estudante estadunidense que tinha o objetivo de conhecer mais gêneros e o que as pessoas estavam ouvindo nas contas. Com essa funcionalidade o usuário permite acesso à sua conta, que é usada para montar um gráfico de pizza com os estilos musicais mais ouvidos.

Spotify compartilhando estilos musicais

Spotify adiciona ferramenta para compartilhar gêneros mais ouvidos

No rol de funções para os usuários encontramos uma das funções mais utilizadas e amadas pelo ouvinte de Spotify, as retrospectivas. Com elas é possível compartilhar com todos os seus amigos as músicas mais ouvidas durante um período definido de tempo.

 

O mais divertido é utilizar a retrospectiva de final de ano, que reúne os favoritos da conta ao longo de um período bem maior de tempo e mostra músicas, estilos e autores que as vezes nem lembramos de ter ouvido.

 

Infelizmente a retrospectiva de final de ano não fica disponível a todo momento, sendo necessário aos usuários esperar pela liberação da funcionalidade. Chega final do ano e logo logo aparecem perfis de influenciadores e pessoas importantes já compartilhando suas músicas, quando esse momento chegar você já sabe que é bem provável que a ferramenta esteja aberta.

O que é o Spotify Pie?

Se você acabou esbarrando em algum gráfico de Pizza que mostra os principais gêneros musicais do perfil, pronto, você já viu o que o Spotify Pie é capaz de fazer. A funcionalidade ficou viral depois que muita gente começou a compartilhar o que estava ouvindo.

 

E a ferramenta nem é nativa do aplicativo, não foi criada por eles, mas sim por um estudante, Darren Huang, que implementou a ferramenta diretamente no navegador, pelo GitHub. É bem simples de usar, basta acessar o link para o site da funcionalidade, liberar o acesso e compartilhar.

 

O gráfico criado retrata os gêneros e estilos musicais, alguns até bastante desconhecidos e nichados, da atividade recente da sua conta. O site também oferece, abaixo do gráfico com os gêneros, os principais nomes dos artistas desses estilos, organizados de mais ouvidos para menos ouvidos na lista de populares do perfil.

 

A ferramenta também permite algum nível de customização, deixando o usuário dar uma ajeitadinha nos estilos, adicionando algumas categorias para os mais populares dentro da legenda do gráfico de pizza. 

 

Também é possível conferir cada fatia do gráfico separadamente, ao passar o mouse pelas secções, para ver quais artistas e bandas fazem parte daquele gênero na sua lista de recentes.

Como compartilhar o seu Spotify Pie

Para utilizar a ferramenta e compartilhar o seu gráfico de pizza basta seguir os passos a seguir:

  • Entre no site da ferramenta Spotify Pie pelo link.
  • Será preciso realizar o login com as suas credenciais da conta do Spotify, assim autorizando que o aplicativo reconheça e colete seus dados para formar o gráfico. Todas as informações coletadas necessárias serão mostradas na tela assim que o login for realizado.
  • Se você estiver tranquilo com o que será coletado, confirme pressionando “Aceito” e aguarde.
  • Dentro de alguns segundos o site gerará o gráfico de pizza com o seu uso recente do aplicativo de streaming de música.
  • Infelizmente, para compartilhar não existe nenhum botão de envio direto para as redes sociais, sendo preciso tirar um print da tela com o gráfico para colar nas redes. Você pode utilizar o atalho Win+Shift+S para realizar uma seleção apenas da parte da tela que deseja compartilhar. Basta pressionar o atalho e arrastar a caixa de seleção ao redor do gráfico e das informações, e em seguida dar um Ctrl+V para colar o que foi copiado.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

1 comentário

  • […] Gostou de ler? Pois aproveite e confira também: Spotify adiciona ferramenta para compartilhar gêneros mais ouvidos […]

Deixe seu comentário