Square Enix se mostra favorável a jogos NFT em carta aberta

Conceito de Metaverso também foi mencionado por presidente da Square Enix em carta.

Carta aberta de Yosuke Matsuda, presidente da Square Enix, sugere que o estúdio pode estar aberto a jogos NFT no futuro (Imagem: Reprodução/Final Fantasy VIII Remastered | Square Enix)
Carta aberta de Yosuke Matsuda, presidente da Square Enix, sugere que o estúdio pode estar aberto a jogos NFT no futuro (Imagem: Reprodução/Final Fantasy VIII Remastered | Square Enix)

Em uma carta aberta divulgada pela Square Enix na virada do ano, o presidente do estúdio, Yosuke Matsuda, revelou estar positivamente aberto a novidades como ao conceito de Metaverso e ao uso do chamado NFT (Token Não Fungível) em jogos, embora reconheça que ambas, especialmente a segunda, ainda não estejam totalmente consolidadas na indústria.

Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, “Tokens Não Fungíveis” são uma espécie de ativo digital único e colecionável que pode ser trocado por dinheiro real, tornando o hobby de jogar em uma atividade rentável e lucrativa, mas também permitindo que qualquer item digital seja transformado em item de colecionador e vendido por somas gigantescas de dinheiro.

Já o famigerado Metaverso nada mais é do que um espaço virtual, semelhante ao mundo real, construído graças ao desenvolvimento e à popularização da internet e de dispositivos de realidade virtual e de realidade aumentada, que muitas empresas (incluindo o Facebook, que mudou seu nome para “Meta” em 2021) estão apostando ser o futuro do entretenimento.

Embora Matsuda tenha sido um pouco reticente especialmente em relação aos jogos NFT, sua fala sugere que a Square Enix pode estar disposta a desenvolver jogos que utilizam esse sistema, apesar de reconhecer que a vasta maioria dos jogadores ainda veja videogames apenas como um meio de diversão — e que não quer, ao jogar, nenhum incentivo a mais além da própria diversão.

Nas redes sociais, aliás, a declaração do presidente da Square Enix não foi bem recebida. Isso porque a comunidade gamer não tem se mostrado muito favorável a jogos NFT, pois estes favorecem o surgimento de novos problemas socioambientais (como os que as próprias criptomoedas já têm causado incentivando a prática de mineração) e de golpes (como os de pirâmide) e práticas ilícitas (como as de lavagem de dinheiro), o que estigmatizaria ainda mais os videogames.

Gostou dessa notícia envolvendo a Square Enix e os jogos NFT? Pois confira também:
Primeiro SMS da história é vendido como NFT por mais de R$ 850 mil

Fonte: Square Enix

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário