Como transmitir a tela do celular para a TV

Transmitir a tela do celular para a TV, o famoso espelhar seu smartphone na sua televisão, traz várias vantagens no dia a dia. Entre elas, destaque para assistir a séries, filmes, lives ou jogar um game mobile em uma tela maior.

Mas, como transmitir a tela do celular para a TV? Aqui, apresentamos diferentes formas de espelhar! Confira e adote a que mais se adequar ao seu perfil!

Como transmitir a tela do celular para a TV

Espelhamento do celular em smart TV

Se tiver uma smart TV, é muito simples espelhar a tela de seu celular no aparelho! Para isso, basta que os dois dispositivos estejam conectados à mesma rede Wi-Fi.

Então, procure em seu celular, especificamente em “configurações”, a opção de compartilhamento da tela com a televisão. Mas, atenção a um detalhe: o nome desse recurso pode variar de acordo com o fabricante de seu celular ou sistema operacional.

No entanto, normalmente é possível encontrar a função com o nome “transmitir tela”, “conexão e compartilhamento” ou “compartilhamento”.

Caso seu celular não tenha essa configuração nativa, não precisa desanimar! Dá para espelhar a tela para a TV usando aplicativos específicos para esse fim. Acesse a loja de apps de seu celular, busque por “espelhar celular na TV” e faça o download do aplicativo que preferir.

Um detalhe importante: alguns aplicativos de streaming oferecem a opção de espelhamento! É o caso do YouTube, Amazon Prime Video, Globoplay e Netflix. Se estiver usando um desses, é só selecionar esse recurso dentro do próprio app.

Uso de gadgets

Sua televisão não é uma smart TV? Então, você precisa de um gadget que transforme o aparelho em uma TV inteligente. Entre os principais, destaque para o Chromecast, Apple TV, Fire TV Stick e Roku.

Depois da instalação do gadget na sua TV, o processo de espelhamento é semelhante ao indicado no tópico anterior! É só buscar a configuração de transmissão de tela no seu celular, conectando-o à televisão.

Para conseguir espelhar, todos os aparelhos devem estar conectados na mesma rede. Caso prefira, também dá para transmitir a tela do celular na TV por meio do aplicativo que esteja usando, se ele oferecer essa opção.

Espelhamento de tela de iPhone

Algumas televisões não são compatíveis com dispositivos da Apple, dificultando o espelhamento da tela do celular. Mas, dá para reverter esse problema investindo no Apple TV, que é um gadget como o Chromecast.

A diferença é a compatibilidade com iPhone e iPad, conseguindo transmitir imagens da tela para a televisão com maior comodidade. Este espelhamento é feito por meio do AirPlay e para localizá-lo é só abrir a Central de Controle. Então, toque em “espelhar a tela”.

Transmissão de tela de celular por cabo HDMI

Se não tiver gadgets para facilitar a transmissão da tela, uma alternativa é utilizar o cabo HDMI para ver o conteúdo do celular na TV. Um dos diferenciais dessa opção é a possibilidade de projetar vídeos 4K.

A conexão para espelhamento pode ser feita por SlimPort, cabo que tem uma entrada USB mini e uma saída HDMI. Entretanto, esse cabo dificilmente é encontrado e normalmente tem preço alto.

Uma opção mais viável é o cabo MHL, que tem entrada micro USB ou mini HDMI, bem como saída HDMI. No entanto, normalmente é necessário usar uma fonte de alimentação externa.

Espelhamento de tela de celular usando cabo USB

O espelhamento com cabo USB é uma das opções mais simples: é só conectar o smartphone à porta USB de seu televisor. Caso não consiga transmitir imediatamente, tente colocar o celular em modo de dispositivo de armazenamento externo.

Embora seja a opção mais fácil de transmitir a tela do celular, ela possui um ponto negativo: nem todo vídeo é exibido na televisão. Geralmente, é uma forma de espelhamento mais efetiva quando se quer exibir somente imagens e não vídeos.

Celular com espelhamento nativo é uma opção

Se tiver o costume de espelhar a tela do celular no seu televisor com frequência, uma forma de evitar contratempos e realizar essa tarefa facilmente é investir em um celular com espelhamento nativo.

Nesse caso, a função já vem no sistema operacional, facilitando todo o processo. Geralmente, marcas como Samsung, Motorola e Xiaomi oferecem o recurso nativo em seus smartphones, compensando o investimento no aparelho.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário