Como legendar Reels, Tik Toks e Shorts

Pode não parecer uma tarefa fácil no início mas, com a ferramenta certa, legendar Reels, Shorts e Tik Toks pode ser bem simples.

Não é difícil encontrar esses formatos curtos de vídeo com problemas de áudio ou mesmo com vozes de dicção confusa ou não muito clara. É nessas horas que a legenda cai bem e pode ajudar o público a entender melhor o conteúdo, tornando-o mais acessível e com maiores chances de atingir públicos vastos.

 

Pode não parecer uma tarefa fácil no início mas, com a ferramenta certa, pode facilmente  acabar se tornando parte do cotidiano, e ainda ampliar as visualizações consideravelmente. E tudo isso por uma quantidade muito ínfima de trabalho adicional.

 

Se você quer saber como legendar Reels do Instagram, vídeos do Tik Tok ou Shorts do YouTube, confira esse guia rápido com os melhores aplicativos e métodos de legenda.

Como legendar Reels do Instagram

Como legendar Reels, Tik Toks e Shorts

Para a sorte e facilidade do usuário do Instagram, a rede social já conta com um ferramenta de legenda de fábrica. Basta acessar a configuração certa e será possível legendar qualquer vídeo do Reels, postagens ou mesmo vídeos do IGTV.

 

Para legendar é bem simples, basta seguir os passos abaixo:

Passo 1

Abra o Instagram e arraste a tela para acessar a câmera, como se fosse iniciar a gravação do Reels e grave ou use o vídeo que quiser. Assim que o vídeo estiver pronto, com a gravação ou com um arquivo salvo, toque no botão de “Visualizar”, ou “Preview” e vá para a tela de edição do vídeo.

Passo 2

Chegando lá procure pelo botão de adicionar figurinhas ou stickers, no ícone de adesivo no canto superior da tela do aplicativo, e adicione “Captions” ou “Legendas” no primeiro ícone com algumas coisas escritas.

 

Ao posicionar as captions no vídeo, o Instagram vai legendar tudo o que for falado ali automaticamente, sem precisar fazer mais nada.

Passo 3

E por fim, é só finalizar a edição confirmando nos botões de próximo e então realizar a postagem com o botão de “Compartilhar” e pronto, você acaba de postar um Reels legendado.

 

Se você quiser legendar um vídeo do IGTV o processo é um pouco diferente mas também bastante simples. Depois de criar o seu vídeo para a TV do Instagram, entre no menu de edição do mesmo com o botão do canto superior e vá para a página de modificações.

 

Em seguida, acesse as “Configurações Avançadas” e depois “Acessibilidade”. Ali, procure pela opção de “Mostrar legendas” e deixe-a ativada. Então é só publicar ou compartilhar o vídeo e pronto, estará legendado.

Como legendar vídeos do Tik Tok

Por sorte o aplicativo do Tik Tok também possui ferramentas de legenda já embutidas. Não só você pode pedir que o aplicativo legende os vídeos automaticamente através da auto detecção, também é possível legendar manualmente, garantindo maior fidelidade ao áudio.

Passo 1

Entre no aplicativo e crie ou carregue o vídeo que você deseja postar. Em seguida procure pelo botão de “Captions” ou “Legendas” que deve estar logo abaixo do preview do vídeo.

Passo 2

Depois de alguns momentos o aplicativo criará as legendas automaticamente analisando o próprio áudio do vídeo. Se você quiser deixar as legendas padronizadas criadas pelo próprio Tik Tok basta postar o vídeo e pronto.

Passo 3

Mas se você quer melhorar as legendas manualmente, é só pressionar o botão com o lápis ao lado do botão de “Legendas”. Ao clicar ali você será levado à tela de edição das legendas, onde será possível acompanhar o vídeo manualmente e digitar cada legenda. Em seguida, basta salvar a legenda criada e postar o vídeo.

Como legendar vídeos do YouTube Shorts

Infelizmente para legendar os Shorts do YouTube é preciso utilizar um aplicativo externo. Existem muitos programas diferentes que fazem isso e muitos são decentes. Para esse exemplo utilizaremos o aplicativo Zubtitle.

Passo 1

Baixe o aplicativo Zubtitle e crie uma conta. Em seguida encontre o vídeo que você deseja legendar e suba ele para o aplicativo. Quando ele carregar, você verá que o próprio aplicativo já pegou as legendas automáticas diretamente do áudio do arquivo.

Passo 2

Se você não quiser ter trabalho, pode deixar o vídeo com as legendas geradas automaticamente. Mas, se você quer alguma coisa mais cuidadosa e sem aqueles erros estranhos que às vezes o sistema identifica, é possível acessar o editor de texto logo ao lado da visualização do arquivo.

 

Basta clicar na parte que deseja editar e o texto poderá ser alterado, podendo até adicionar emojis. Além disso, o aplicativo permite estilizar as legendas, criar margens coloridas e customizadas e usar fontes diferenciadas para as legendas. Vai do seu estilo.

 

Quando tudo estiver pronto é só confirmar, salvar, exportar e subir novamente no YouTube para publicar.

 

Fontes: Gadgets to use | Backlight | Zubtitle

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário