Como usar o aplicativo do LinkedIn para conseguir um emprego

O LinkedIn é uma rede social profissional que foi lançada em 2003 e adquirida pela Microsoft em 2016. Atualmente a rede social é considerada a maior comunidade profissional do mundo, pois conta com mais de 645 milhões de usuários cadastrados em 200 países e territórios. Ou seja, a rede social é hoje sem sombra de dúvidas a maior rede profissional do mundo, com certeza uma das mais utilizadas para fazer recrutamento online.

A rede social profissional se mantém em ascensão porque além de possibilitar a conexão de profissionais em todo o mundo, por meio da rede ativa de contatos, também conhecida como rede de networking, o LinkedIn também disponibiliza recursos com foco em orientação profissional e novas vagas de emprego.

Entretanto, apesar das facilidades oferecidas pela rede social, devido ao seu alcance, cada dia maior, a concorrência fica muito mais acirrada. O que torna necessário saber como usar o serviço para conseguir um emprego, pois é indispensável saber como usar todas as ferramentas da rede social para criar um perfil atraente e que chame a atenção dos recrutadores.

Dicas para conseguir emprego no LinkedIn

Agora que ficou claro que o objetivo do LinkedIn é conectar profissionais, do mundo inteiro, para torná-los mais produtivos e bem-sucedidos através de seus recursos tecnológicos. Que tal arrumar um emprego por meio da rede social? Basta seguir as dicas, abaixo, e explorar todos os recursos da rede social.

Crie e mantenha o seu perfil completo e otimizado

O LinkedIn disponibiliza uma ficha bem completa com campos diversos sobre formação, experiência profissional e objetivos de carreira para ser preenchida. Preencha o máximo de campos possíveis, com dados completos e informações pertinentes, pois assim o seu perfil ficará mais detalhado. Fator muito importante na análise do recrutador.

Quanto a foto do perfil, opte por utilizar uma foto mais profissional, pois assim é possível passar a imagem certa, uma imagem que traduza seu perfil profissional. Não deixe de colocar foto no seu perfil, pois isso atrai menos olhares para o seu perfil.

A Plataforma solicita, após o preenchimento das informações básicas, o acréscimo de uma descrição do seu perfil profissional, essa descrição deve ser resumida e usar palavras-chave referência na sua profissão. Isso permite que seu perfil fique otimizado, possibilitando assim que ele apareça nas buscas de empresas que desejam contratar um profissional da sua área.

Se conecte a profissionais e empresas da sua área de interesse e atuação

Como se trata de uma rede social profissional com foco em carreira é indispensável seguir profissionais, empresas e colegas de trabalho e/ou classe que atuem em áreas compatíveis com a sua e que também compartilhem novidades sobre o mercado.

Ao se conectar com perfis condizentes com seus interesses e ativos na rede social você acompanha posts dos mesmos sobre a movimentação do mercado, vaga em aberto, perfil desejado e ainda se manterá atualizado sobre as novas tendências. Além do mais, essa é uma excelente forma de ampliar sua rede de contatos e conhecimentos sobre a área.

Crie e/ou compartilhe conteúdo na rede social

Ao criar e compartilhar conteúdos interessantes e compatíveis com sua área de atuação e perfil profissional, você ganha notoriedade e visibilidade, o que também aumenta suas chances ter seu perfil visualizado por pessoas e empresas fora da sua rede de contatos. Ou seja, ao fazer posts pertinentes, você pode chamar a atenção de recrutadores com vagas em aberto para sua área.

Interaja com suas conexões

Por ser uma rede social profissional, o LinkedIn possibilita conexões entre pessoas desconhecidas mas com interesses profissionais mútuos. Ou seja é possível se conectar com pessoas de empresas que te interessa, permitindo assim que você possa nutrir e manter um contato que pode ser mutuamente vantajosa no futuro.

Deste modo, é interessante criar, nutrir e manter interações com pessoas com interesses compatíveis com os seus, mesmo que desconhecidas, pois no futuro essa relação pode ser muito vantajosa para ambos, já que possuem interesses compatíveis.

Acompanhe e-mails e notificações da rede social

O LinkedIn constantemente envia e-mail e notificações para seus usuários manterem seu perfil e interações atualizadas. Veja, a seguir algumas das notificações da rede social:

  • alertas de vagas em aberto compatíveis com o seu perfil;
  • sugestões de usuários para conexão que são compatíveis com seu perfil;
  • lembretes para recomendar interação com contatos que tiveram uma promoção, estão fazendo aniversario, atualizaram seu perfil e outras coisas;
  • quantidade de vezes por semana que seu perfil foi exibido nos resultados de buscas;
  • atualizações pendentes;
  • notícias divulgadas por contatos;
  • entre outras.

E lembre-se, apesar do LinkedIn ser uma rede social que visa transformar a busca por emprego em algo mais fácil não significa que ele é apenas uma ferramenta para auxiliar na sua busca de emprego, pois também possibilita a aproximação entre vários tipos de profissionais.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

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