YouTube está testando função de loop no app para Android

O YouTube pode estar prestes a finalmente lançar a função de loop (repetição de vídeos) no aplicativo para Android, uma novidade muito aguardada pelos usuários.

Atualmente, a função só está disponível para a versão de computador. Ainda assim, ela é pouco intuitiva para usuários menos familiarizados com a plataforma. Isso porque o usuário precisa clicar com o botão direito do mouse sobre a tela do vídeo e apertar em “loop”.

No aplicativo para Android não há a opção de repetição de um único vídeo. O usuário consegue apenas colocar playlists inteiras em loop. Para repetir um único vídeo, é possível até mesmo fazer uma gambiarra, adicionando o vídeo em questão sozinho numa playlist e então apertar para repeti-la. Entretanto, é um método pouco intuitivo e bastante trabalhoso.

Uma mão segurando um celular com o app do YouTube aberto
(Imagem: Szabo Viktor/ Unsplash)

YouTube começa a testar função de loop no app para Android

Mas parece que as coisas vão mudar em breve. Isso porque o YouTube aparentemente começou a testar a função de repetir vídeos no aplicativo para Android.

A novidade foi percebida pelo site XDA-Developers, que, ao explorar os arquivos da versão 16.09.34 do aplicativo do YouTube para Android, percebeu as seguintes linhas de código:

<string name="single_loop_menu_item">Loop video</string>
<string name="single_loop_off">Off</string>
<string name="single_loop_on">On</string>
<string name="single_loop_snack_bar_button_text">Turn off</string>
<string name="single_loop_snack_bar_text">Video loop is on</string>

As linhas de código fazem referência a um suposto botão de loop que aparecerá no menu do vídeo. Aparentemente haverá a opção de o usuário ligá-lo e desligado, ativando ou desligando a função de repetição de vídeo.

Além disso, é importante notar que a novidade faz referência ao loop de “vídeo”, e não ao de “playlist”. Ou seja, não é uma simples alteração na já existente função de loop de playlists, mas uma opção completamente nova que surgiu no código do app.

Quando a novidade chega ao YouTube?

Essa é uma pergunta que ainda não sabemos responder. Afinal, o YouTube está apenas testando a nova funcionalidade ainda. Isso significa, portanto, que ela pode demorar alguns dias, semanas ou até mesmo meses para chegar ao público.

Além disso, há também a triste possibilidade de o Google nem sequer lançar a novidade. Afinal, nem tudo o que os desenvolvedores testam acabam chegando de fato à versão oficial de um aplicativo.

Entretanto, é bem possível que o Google de fato lance esta novidade no app do YouTube para Android nos próximos meses. Afinal, é uma novidade fácil de ser implementada e, principalmente, bastante aguardada pelos fãs.

Qual a vantagem de um botão de loop?

Mas por que a função de loop é tão esperada no aplicativo do YouTube? A resposta é fácil: porque ela é muito útil para aqueles que utilizam a plataforma para ouvir música, por exemplo.

Todo mundo tem ao menos uma música que acha impossível ouvir apenas uma única vez. Ou seja, que, quando vai ouvir, gosta de ouvir no mínimo umas três ou quatro vezes.

E é aí que um botão de loop se torna muito, mas muito útil. Afinal, em vez de ter que ficar de cinco em cinco minutos apertando “replay” no vídeo, basta ao usuário ligar o botão de loop e pronto: a música ficará tocando até o usuário resolver interrompê-la.

Além disso, há também quem goste de deixar uma determinada música tocando de fundo enquanto trabalha ou dorme, por exemplo. Para essas pessoas, um botão de “loop” também seria ideal, pois evitaria interrupções no sono ou nos afazeres.

Fora, é claro, vídeos de qualquer gênero que o usuário queira ver mais de uma vez. Como vídeos engraçados, que fazem o usuário rir bastante, ou motivacionais, que fazem com que o usuário se emocione. Por que não os reproduzir várias vezes para estender os seu efeitos?

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fonte: XDA-Developers

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário