Aplicativo Bolsa Família – Para que Serve e Principais serviços

Recentemente a Caixa Econômica Federal atualizou o aplicativo do Bolsa Família. Veja nesse artigo como utilizar a ferramenta.

aplicativo bolsa família

Quem recebe o Bolsa Família pode contar já há algum tempo com a facilidade de acessar as informações do programa por meio de um aplicativo, mais ainda depois que a Caixa atualizou a plataforma.

O Bolsa Família é um programa de renda assistencial criado no ano de 2003 e sancionado pelo então presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva. A iniciativa surgiu como meio para combater a pobreza extrema e a desigualdade social no Brasil e atualmente atende mais de 14 milhões de famílias de baixa renda no país.

Os usuários que baixam o aplicativo do Bolsa Família no celular, podem consultar todas as informações gerais do programa além de outras coisas pertinentes ao seu próprio cadastro.

Veja a seguir mais detalhes e como usar o aplicativo disponibilizado pela Caixa Econômica Federal.

Para que serve o aplicativo do Bolsa Família

Como já adiantamos nos primeiros parágrafos, o aplicativo do Bolsa Família serve para consultas de dados importantes sobre o programa.

Dessa forma, por meio dele, o usuário consegue ter acesso aos calendários de pagamento mensal do auxílio, tanto os realizados pelo número de CPF quanto o pelo NIS do beneficiário.

O aplicativo também serve para que o beneficiário consulte a liberação de suas parcelas para o saque. Para isso, basta que ele clique no botão da tela inicial “Consulte seu Benefício”.

O usuário também consegue ter acesso a um extrato detalhados de todas as movimentações de seu cadastro no programa.

Confira Também:

Aplicativos de Backup: Veja como fazer Backup do seu celular

5 melhores aplicativos para Fazer Dieta; Comece a emagrecer hoje!

Principais serviços oferecidos no App

Além das consultas citadas no tópico anterior, o aplicativo também oferece o serviço de consulta de pontos de atendimento da Caixa Econômica. Dessa forma, o usuário consegue saber qual o posto de saque mais próximo de si.

Outro serviço útil é o de recebimento de mensagens pelo App. Com ele, o beneficiário do programa sempre é informado de mudanças que podem acontecer tanto no programa como um todo, quanto especificamente em seu cadastro.

Para além disso, o aplicativo do Bolsa Família também oferece um  serviço de educação financeira. Um dos menus da plataforma é dedicado a esse tema, e por meio dele o usuário tem acesso a dicas financeiras e principalmente, planejamento de seu orçamento mensal.

Como baixar o Aplicativo do Bolsa Família?

O aplicativo do Bolsa Família pode ser baixado através das lojas de aplicativos oficiais do Google e da Apple. Sendo assim, a ferramenta está disponível tanto para sistema Android quanto para iOS.

Mas atenção, existem diversos golpes na internet relacionados a aplicativos falsos do Bolsa Família que tem como objetivo o roubo de informações, ou mesmo do saldo do beneficiário.

Sendo assim, antes de fazer o download da ferramenta no celular, certifique-se de consultar se o distribuidor do App é a Caixa Econômica Federal. Essa informação costuma estar logo abaixo do nome da ferramenta depois que ela é acessada.

aplicativo bolsa famíliaSe preferir, você pode acessar as páginas de download do App clicando aqui e aqui.

Como acessar o aplicativo

Acessar o aplicativo do Bolsa Família é bastante simples. Se o beneficiário já usa aplicativos como o Caixa Trabalhador ou de consulta ao FGTS, a senha de acesso para o App do benefício é a mesma.

Dessa forma, ao acessar a ferramenta depois de baixada, basta clicar em Acessar, e em seguida digitar o CPF e a Senha usada nos outros Apps.

Em caso do usuário não possuir cadastro em nenhuma outra ferramenta da Caixa, será necessário efetuar o registro por meio da opção Cadastre-se. Depois:

  • Digite o CPF no campo solicitado e clique em Próximo;
  • Digite o Nome Completo do beneficiário;
  • Insira a Data de Nascimento;
  • Insira um Endereço de E-mail válido;
  • Por último, crie uma Senha de pelo menos 6 números, clique na opção Não Sou um Robô, e conclua seu cadastro.

Pronto, feito isso, basta acessar o e-mail que você acabou de cadastrar no aplicativo e procurar pela mensagem enviada pela Caixa. Depois disso, basta seguir as orientações da mensagem, e você já poderá acessar o seu login no aplicativo do Bolsa Família.

CONFIRA Também:

Melhores Aplicativos para Finanças : Lista dos 7 melhores disponíveis

Para mais dicas de como baixar e usar diversos aplicativos e ferramentas online, continue acompanhando a gente aqui no TechNews Brasil.

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.

Deixe seu comentário