Aplicativos que transformam áudios em textos – melhores opções para Android e iOS

Quer ter muito mais praticidade e rapidez para transformar áudios em textos? Então, saiba que há uma maneira simples de conseguir isso, é só utilizar aplicativos para esse fim.

Aqui, você conhece os melhores aplicativos que transformam áudios em textos, com opções para Android e iOS. Confira nossa lista e baixe os seus favoritos!

Aplicativos que transformam áudios em textos

1. Transcrição Instantânea e Notificação de Sons

Trata-se de um aplicativo disponível para smartphones com sistema operacional Android, somente. Curiosamente, em alguns aparelhos ele já vem instalado de forma nativa, para auxiliar deficientes auditivos.

O aplicativo usa o microfone para transcrever falas em tempo real, além de encaminhar notificações de sons ao redor. Após a configuração inicial do app, basta que a pessoa comece a falar para que a transcrição seja feita.

O app também registra um histórico de transcrições mais recentes, possibilita configurar o idioma de entrada e possui um modo de conversa para responder mensagens com áudios transcritos em texto.

Para verificar se o aplicativo já está disponível em seu celular, basta acessar as configurações de acessibilidade de seu aparelho. Caso não esteja, acesse a Play Store para fazer o download.

2. Transcribe Live

O Transcribe Live é um aplicativo disponível para iOS, apenas. Ele transcreve reuniões, entrevistas, entre outros tipos de áudio em tempo real. Além disso, possui recurso de reconhecimento de vozes, separando suas falas.

O aplicativo também faz marcação temporal do arquivo de áudio ou gravação em tempo real. Os quinze primeiros minutos de gravação são gratuitos e se quiser continuar utilizando os recursos do app é preciso pagar pelos serviços.

O app transcreve áudios em diferentes idiomas, como o inglês, francês, japonês, coreano, espanhol, chinês e português. Se uma transcrição for interrompida, exibe uma notificação imediatamente para retomar o serviço.

Para baixá-lo, basta acessar a App Store. Na versão gratuita, o aplicativo possui limitação de recursos, mas é possível liberar mais funções na versão premium.

3. Escrever por Voz

O aplicativo Escrever por Voz pode ser baixado somente em celulares com sistema operacional Android. O app tem capacidade de criar inúmeros documentos transcritos, que são salvos automaticamente no celular.

A ferramenta possibilita a edição do histórico de transcrições, bem como possui uma entrada de voz avançada com suporte para diferentes idiomas, reconhecendo-os automaticamente.

Também tem um tema escuro e modo de economia de bateria. Funciona offline, mas para isso é preciso instalar pacotes de idiomas, basta acessar essa função e seguir instruções dadas pelo app.

4. Transcribe – Speech to Text

O Transcribe – Speech to Text é um app disponível somente para iOS. Ele transcreve vídeos e quaisquer outros tipos de áudio, sempre com foco na qualidade. As transcrições são legíveis e obtidas em apenas um toque no app.

O aplicativo é compatível com mais de 120 idiomas e dialetos, importa arquivos de outros apps e da nuvem, exporta texto puro para outro aplicativo e não possui anúncios.

Mas, há uma desvantagem: possui recursos gratuitos limitados. Dá para baixar e transcrever 15 minutos de áudio gratuitamente. Se quiser continuar utilizando o app, terá de investir no Transcribe PRO, que tem assinatura por hora ou mensal.

5. Voice to Text Pro

Trata-se de outro aplicativo de transcrição disponível apenas para iOS. Ele converte áudios em texto rapidamente, reconhecendo o idioma de forma automática.

Além disso, o app possibilita compartilhar o resultado para qualquer aplicativo instalado em seu celular, bem como copiar a transcrição para uma área de transferência.

Ele também cria notas com base em suas transcrições, além de possibilitar acrescentar texto às notas existentes. O app reconhece vários idiomas e sua versão gratuita é limitada. Caso queira ter acesso a mais recursos, terá de investir na versão premium.

6. Notas de Voz

Tem o costume de gravar notas de voz no celular durante o dia e quer transcrevê-las? Então, esse aplicativo é perfeito para você! Trata-se de um app disponível somente para Android, com suporte a 120 idiomas, incluindo o português.

O app é integrado com o calendário Android, pode funcionar se a tela estiver desligada, faz backup automático de anotações em nuvem e possibilita o compartilhamento de mensagens com amigos.

O aplicativo é gratuito, mas exibe anúncios. Sua usabilidade é simples, com todos os recursos acessíveis facilmente na tela principal.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário