Como fazer uma transferência pelo PIX

O PIX é um sistema que permite realizar transferências de qualquer banco a qualquer hora 24 horas por dia 7 dias por semana.

O PIX foi uma criação do Banco Central do Brasil, desenvolvido com base em outros sistemas parecidos do exterior, que tem por objetivo facilitar transações financeiras. O PIX é um sistema que permite realizar transferências de qualquer banco para qualquer banco, com duração curta e em qualquer hora 24 horas por dia 7 dias por semana.

 

Para utilizar esse novo sistema é preciso cadastrar uma chave que será o seu identificador, um número ou código que seja único como um CPF ou número de telefone. Com esse código o sistema consegue automaticamente puxar os dados bancários e enviar a quantia.

 

Se você quer entender como fazer uma transferência pelo PIX, confira as dicas a seguir.

Criando uma chave PIX

Como fazer uma transferência pelo PIX

O PIX é um sistema simples principalmente porque ele usa uma forma muito prática de identificar as contas na hora de realizar a transferência. Para poder receber e enviar dinheiro por este método, a primeira coisa é cadastrar a sua chave.

 

A chave precisa ser um código único qualquer, mas precisa ser único, para que o sistema possa identificar com precisão os usuários corretos. É por isso que existe a possibilidade de utilizar o número do CPF, do telefone e até um endereço de e-mail.

 

Todos esses dados serão usados da mesma forma, servindo apenas como uma chave que está encadeada com a conta à qual você registrou, sendo assim, não faz diferença que tipo de número ou código você utilizou.

 

O primeiro passo para utilizar o sistema PIX então vai ser entrar no seu aplicativo de banco e acessar a opção PIX. Lá você poderá encontrar a opção de registrar uma chave PIX, permitindo assim receber transferências agora que o PIX sabe qual é a sua conta.

 

Escolha o tipo de chave que vai usar, se vai ser o número do telefone, o CPF ou um e-mail. É recomendado usar o CPF ou um e-mail, principalmente se você pretende receber muitas transferências de pessoas desconhecidas.

 

Ao registrar a chave, o sistema do seu banco vai associar esse código aos dados bancários da sua conta. Sendo assim, sempre que uma transação for registrada nessa chave, o PIX e os bancos já sabem quais dados bancários puxar do sistema para completar a transferência.

 

Você pode criar quantas chaves quiser, contanto que o código utilizado seja único e ainda pode gerar QR codes para realizar as transferências mais facilmente. Com os QR codes você nem precisa copiar a chave do PIX de quem vai receber o dinheiro, pode apenas ler o código direto na tela do aplicativo de banco.

 

Isso é possível pois o PIX oferece uma opção de geração de código que vai substituir, naquela transação em específico, a chave registrada da conta de quem recebe. Para receber com o QR code basta procurar a opção no aplicativo do banco e passar o código para que a pessoa possa escaneá-lo e pegar a chave PIX.

Fazendo transferências pelo PIX

Ainda no seu aplicativo de banco, acesse a opção de PIX para realizar uma transferência de dinheiro, agora que a sua chave está registrada. Procure pela opção de “Pagar com PIX” e escolha a forma de pagamento que deseja.

 

Geralmente as opções disponíveis são os tipos de chave: CPF, telefone, e-mail ou uma chave aleatória. Mas ainda é possível, como dito anteriormente, realizar uma transferência PIX por meio de um código QR.

 

Ao selecionar um tipo de chave você terá que digitar a chave da conta de quem receberá o PIX, ou escanear o código QR na tela do celular da pessoa. O resto é bem parecido com uma transferência comum: escolha o valor e confirme os dados pessoais para ter certeza de que o dinheiro vai para a conta certa. Depois é só confirmar e guardar o comprovante.

 

Fonte: Pagbrasil 

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário