Google Assistant: recurso consegue identificar música por assobio ou canto

Com novo recurso, Google Assistant e aplicativo conseguem identificar uma música por assobio ou canto. Apesar de antigo, o recurso agora foi aprimorado pela empresa. Com isso, achar aquela música que ficou na sua cabeça ficou mais fácil.

Chamado de “Hum-to search”, o recurso é um aprimoramento do reconhecimento musical. Dessa forma, você pode encontrar uma faixa cantarolando, cantando ou até mesmo assobiando.

Google Assistant
Saiba como identificar uma música assobiando como o Google Assistant (Imagem: Divulgação/Google)

Hum-to Search: Google consegue identificar música por assobio ou canto

Apesar de não ser bem um recurso novo, o “Hum-to search” traz uma atualização para o Google Assistant e aplicativo para smartphone da empresa.

Com isso, a ferramenta é uma solução para encontrar aquela faixa ou melodia que fica presa na memória.

Além disso, o recuso está disponível tanto no aplicativo do Google quanto no próprio Google Assistant, disponível tanto para smartphones Android quanto para iPhone (iOS).

 

Google Assistant: como descobrir musica assobiando?

Mas como fazer para encontrar a música que você quer ouvir assobiando? Em resumo, o processos é bem simples, e para fazer, você só precisa abrir o Google e seguir este passo a passo

  • Em seguida, toque no ícone de microfone;
  • Espere enquanto a tela de escuta é carregada;
  • Logo depois, toque em “Procurar uma música” e cantarole ou assobie a música que deseja encontrar;
  • Por fim, o aplicativo vai exibir os resultados semelhantes com a canção indicada e uma porcentagem de correspondência.
(Imagem: Reprodução/Google)

Mas vale lembrar que, para analisar a música, é preciso assobiar a faixa que deseja encontrar durante 10 a 15 segundos. Além disso, caso não tenha encontrado a faixa que procure, você pode clicar em “Mais resultado”.

Por outro lado, se o recurso não conseguir identificar a música, será exibia a mensagem “Incapaz de encontrar correspondência”. Para continuar a busca, basta clicar em “Tentar novamente” e refazer a pesquisa.

Recurso Google Assistant
Otimização do recurso apresenta bons resultados (Imagem: Reprodução/Google)

Recurso apresenta bons resultados

Apesar de implementada a pouco tempo, a ferramenta apresenta bons resultados na pesquisa de faixas. Isto é, apenas com assobios o usuário consegue facilmente encontrar a faixa que procura.

Além disso, o recurso ainda indica resultados aproximados com a pesquisa, mostrando a porcentagem de identificação nos resultados.

Com isso, o usuário não precisar ter um inglês afiado ou um tom perfeito para encontrar faixas nacionais ou internacionais.

Assistant
Confira outros recursos do Google Assistant (Imagem: Divulgação/Google)

Google Assistant: outros recursos da ferramenta

Mas não foi apenas para encontrar músicas que o Google Assistant foi criado. A ferramenta conta também com alguns outros recursos para ajudar o usuário em tarefas do dia a dia.

Assim como outros assistentes virtuais, o Google Assistant oferece várias funcionalidades. A mais conhecida é o recurso de pesquisa por voz. Com isso, basta dizer “Ok Google” e fazer a pesquisa desejada.

Além disso, a ferramenta conta ainda com o recurso de conversa continuada. Com isso, há um maior dinamismo nas pesquisas e tarefas simultâneas realizadas na plataforma.

Modo Direção

Outro recurso do Google Assistant que foi aprimorado recentemente é o Modo Direção. Dessa forma, através do aplicativo é possível usar vários recursos enquanto dirige, sem tirar as mãos do volante.

Por exemplo, em caso de chamadas, o motorista, por comando de voz, pode recursar ou aceitar uma chamada. Além disso, o motorista também pode optar por continuar ou não escutando músicas ou podcasts em reprodução após entrar no carro.

Em casos mais extremos, o recurso também pode adicionar veículos caso o carro tenha um software compatível. Para isso, basta que o motorista use o comando de voz “Ok Google, ligue o carro”, e o veículo é ativado.

Pesquisas avançadas

Além da atualização para músicas, o Google Assistant também conta com recursos de pesquisas avançadas

Isto é, a ferramenta foi aprimorada para otimizar as pesquisas dos usuários, oferecendo resultados ainda mais precisos. Dessa forma, além do comando de voz, o recurso também foi otimizado para garantir uma precisão maior nas buscas pela ferramenta.

 

Aproveite para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário