Instagram apresenta novo recurso de “Excluídos Recentemente”

No último dia 2, através de um post em seu blog oficial, o Instagram anunciou o lançamento de um novo recurso que foi muito pedido pelos usuários, a pasta de “Excluídos Recentemente”. Esse novo recurso permite que o usuário recupere posts apagados, que segundo a empresa, facilitará o gerenciamento de conteúdo

A nova feature consiste em uma lixeira que armazena essas postagens apagadas por até 30 dias. A partir dali, o usuário pode revisar e restaurar os posts que desejar. Isso pode ser útil no caso de apagar um post por engano, ou quando acontecer de a conta ser hackeada, já que é comum os hackers apagarem os posts do usuário. 

Confira a seguir um passo a passo de como usar o novo recurso de “Excluídos Recentemente”.

Como restaurar posts apagados no Instagram

  • Abra o aplicativo do Instagram em seu smartphone;
  • Então, no canto inferior direito, selecione Perfil (o ícone é sua foto);
  • Em seguida, clique no ícone de Opções (três linhas horizontais), no canto superior direito;
  • Agora, selecione Configurações;
  • Clique na opção Conta;
  • Aqui você verá a nova seção “Excluídos Recentemente”;
  • Clique nela e você poderá ver todas as fotos, vídeos, reels, vídeos do IGTV ou stories que tenham sido deletados;
  • Selecione os posts que quer restaurar. Também é possível apagar permanentemente esses posts e removê-los da lixeira.

O recurso funciona para posts do feed, sejam eles vídeos ou fotos, vídeos do Reels e também do IGTV. Para todos esses formatos de mídia, o prazo de armazenamento é 30 dias. A única exceção são os stories deletados, que ficarão na lixeira por apenas 24 horas. Quando expirar o prazo, o conteúdo será apagado permanentemente

Entretanto, é necessário ressaltar que o recurso foi disponibilizado na última atualização do aplicativo, e para usá-la os usuários devem possuir essa última versão instalada em seus smartphones. Além disso, como ainda é recente, pode ser que a atualização ainda não tenha chegado para todos os dispositivos.

Já para os usuários de iPhone, essa feature será familiar. Isso porque a Apple já disponibilizou um recurso parecido para a galeria de fotos do iOS. Nesse sistema, há um álbum de backup temporário para restaurar imagens deletadas, também com uma validade de 30 dias.

Vantagens

Esse novo recurso é benéfico não só para os usuários, como também para o próprio Instagram. Aliado ao arquivo de posts que não ficam disponíveis para o público, o “Excluídos Recentemente” permite que os usuários mantenham seu conteúdo por mais tempo. 

Para o aplicativo, quanto mais conteúdo, ainda que privado, mais informação sobre cada usuário, e por consequência, melhor para o algoritmo da plataforma.

Além disso, essa lixeira funciona também para aumentar a segurança no caso dos hackers, já que o Instagram a partir de agora exigirá uma verificação da conta toda vez que alguém for deletar ou restaurar um post desta pasta. Dessa forma, há uma garantia maior de quem está manipulando a conta é realmente o usuário registrado. 

Isso sem falar na vantagem óbvia de melhorar o gerenciamento de conteúdo para cada perfil. A partir dessa lixeira, o usuário ganha um backup de seus arquivos, podendo restaurar posts, guardá-los para depois ou decidir apagá-los definitivamente

 

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário