Rumor sobre compra bilionária da Electronic Arts pode ser mentira

Essa última semana de agosto se passou forrada de notícias e rumores sobre uma possível aquisição da Electronic Arts, uma das maiores corporações da indústria de jogos. Alguns sites de notícias começaram a divulgar conversas com responsáveis das duas partes, mas algum tempo depois o papo foi outro.

A compra representaria uma das maiores aquisições do mercado de entretenimento digital dos últimos tempos. Compras assim geralmente despertam até mesmo a atenção de órgãos reguladores alegando suspeita de oligopólios, pois ditam gerações e gerações de criação de conteúdo que influencia a cultura e o imaginário das pessoas.

Amazon querendo a EA?

Rumor sobre compra bilionária da Electronic Arts pode ser mentira

O rumor surgiu de um site de notícias norueguês que supostamente teve uma informação privilegiada sobre a proposta de compra envolvendo executivos de ambas as empresas e começaram a circular com bastante força na sexta-feira dia 26 de agosto mesmo com a falta de informações e uma possível etiqueta de “rumor” na notícia da aquisição.

Nele, a Amazon estaria interessada em dar início ao processo de compra com uma mera proposta, o que na verdade, no mundo dos negócios, não quer dizer muita coisa. Não entenda errado, é um forte indicativo de uma possível aquisição, com certeza, mas ainda não é certeza e pode significar simplesmente uma negativa por parte da empresa a ser adquirida.

E nesse sentido, mesmo que o rumor estivesse rolando, ainda demorava alguns passos e muita vontade de ambas as corporações para concretizar uma compra, ainda mais uma compra dessa proporção.

O que o rumor fez realmente foi fazer as ações da EA subirem consideravelmente nos últimos dias, com um acréscimo de até 15% na bolsa de valores. Nada que sobe deixa de descer e as ações voltaram a normalizar depois que o rumor passou por suspeitas e esfriou nas redes sociais.

Nada mais que um rumor

Quem começou a desmentir, ou simplesmente esclarecer esse rumor viral que tomou conta das redes sociais nos últimos dias, foi um jornalista da CNBC que esteve em contato com os responsáveis pelo setor de aquisição e diretores financeiros de ambas as empresas, Amazon e Electronic Arts.

Nessa conversa o jornalista esclareceu, em postagem no site, que as duas partes afirmaram não ter ciência de uma proposta concreta, e que tudo não passava de um rumor realmente. Apesar da EA não comentar nenhum rumor abertamente, as informações internas confirmam que, por enquanto, não há proposta de compra.

Ao contrário, a EA afirmou em um relatório recente de rendimentos da empresa que a Electronic Arts está em uma posição de força e vanguarda na distribuição de jogos para o mundo e pretende manter seu papel pró-ativo e de protagonismo.

Sendo assim, se você por acaso esbarrar em alguma notícia da aquisição, provavelmente entenda que deve se tratar de um rumor que já foi esclarecido. O imaginário do gamer ficou abalado depois da compra da Activision Blizzard pela Microsoft.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário