Selfies do Google em obras de arte: saiba como fazer

O Arts and Culture é um aplicativo que leva o usuário a conhecer novas culturas, explorar museus e encontrar belas obras de arte, de forma interativa e dinâmica. Um dos recursos mais divertidos do app é a possibilidade de transformar a sua selfie em uma obra de arte, ao estilo dos maiores artistas da história.

Apesar de ser um aplicativo do Google, desenvolvedor do Android, ele também está disponível na App Store, da Apple. Para os dois sistemas, o aplicativo é gratuito e traz diversos modos diferentes de aprender sobre culturas e arte. 

selfie com estilo van gogh
Transforme sua selfie em uma bela obra de arte com o aplicativo Google Arts and Culture. (Imagem: Reprodução/Google)

Como transformar sua selfie em uma obra de arte

Este aplicativo traz uma série de filtros para suas fotos,  baseados em obras de grandes artistas como Vincent van Gogh e Frida Kahlo, ou então em objetos de grande importância, como colares utilizados pelos egípcios antigos. 

Cada filtro funciona de uma forma um pouco diferente. Alguns aplicam em sua selfie o estilo da pintura, enquanto outros inserem os elementos visuais da arte. É possível também aprender algumas características sobre essas obras, como sua origem, materiais utilizados e curiosidades. 

Siga o passo-a-passo a seguir para saber como transformar sua selfie em uma obra de arte.

  1. Faça o download do aplicativo “Google Arts and Culture” e o abra;
  2. Na barra inferior, selecione o ícone da câmera;
  3. Então toque na opção “Art Filter”;
  4. Agora surgirá uma câmera com várias opções de filtro na barra inferior;
  5. Ao escolher um deles, surgirá uma pop-up explicando um pouco sobre a obra;
  6. Clique em “Usar o filtro”;
  7. Agora você poderá tirar fotos ou gravar vídeos.
várias fotos diferentes com filtros de arte aplicados
O Art Transfer também permite transformar suas fotos em pinturas. (Imagem: Reprodução/Google)

Há ainda outro modo de aplicar os estilos destas obras em suas imagens, por meio do “Art Transfer”. A grande diferença é que esse filtro é aplicado após a foto ser capturada e não é possível utilizar vídeos. Porém, a vantagem deste modo é oferecer mais opções de estilos e obras para explorar. Para utilizar o “Art Transfer”, acompanhe o passo-a-passo.

  1. Abra o app “Google Arts and Culture” e toque no ícone da câmera;
  2. Selecione a opção “Art Transfer”;
  3. Tire uma foto ou então escolha uma imagem de sua galeria;
  4. Selecione um dos estilos disponíveis na barra inferior;
  5. Veja sua foto se transformar em uma arte!
  6. É possível selecionar apenas uma região da imagem para aplicar o filtro, utilizando a ferramenta de tesoura, no canto superior direito;
  7. Outra opção é salvar a arte como foto ou como GIF, mostrando a transformação.

Como encontrar você em uma obra de arte 

O aplicativo Google Arts and Culture possui um gigantesco acervo de obras de arte disponibilizado por museus e outras instituições. A partir destas imagens, o app utiliza a tecnologia de visão computacional baseada em “Machine Learning” para comparar sua selfie e encontrar uma obra que seja parecida com você.

Utilize sua própria selfie para encontrar obras de arte parecidas com você. (Imagem: Reprodução/Google)

O processo para encontrar a obra de arte mais parecida com você é muito simples. Siga o tutorial a seguir para descobrir como fazer.

  1. Abra o aplicativo “Google Arts and Culture”;
  2. Em seguida, na barra inferior, clique no ícone da câmera;
  3. Então selecione a opção “Art Selfie”;
  4. Agora, o aplicativo abrirá uma câmera. Tire sua selfie mantendo o rosto dentro da área quadrada;
  5. Pronto! O aplicativo então mostrará uma série de obras parecidas com você. 

Tendo encontrado sua obra de arte, é possível ver a porcentagem de semelhança com cada uma. Além disso, é possível clicar na imagem para descobrir o nome da pintura, seu autor e local onde pode ser encontrada. 

Há também a opção de “Ver obra de arte”, que abre a página da obra e permite interagir com ela de várias formas. É possível aumentar o zoom, para ver suas características e texturas mais de perto; ver a arte em realidade aumentada, que então a colocará virtualmente dentro de sua sala; ou então visualizá-la pelo Street View, pelo qual você poderá explorá-la dentro do museu onde se encontra.

Dentro dessa opção ainda há mais detalhes sobre a obra, como o ano de origem e o movimento artístico ao qual pertence. O aplicativo também traz algumas recomendações de outras obras do mesmo artista, do mesmo movimento, da mesma coleção, ou então obras visualmente parecidas ou que retratam a mesma imagem. 

Fonte: Google

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário