Google My Maps: como criar seus próprios mapas no Google

Você já conhece Google My Maps? O serviço do Google permite criar e personalizar seus próprios mapas. Com isso, você tem uma excelente ferramenta para criar roteiros de viagens e programar passeios de forma totalmente personalizada.

Isto é, além de estar disponível para computador e smartphone, a ferramenta é gratuita, e oferece várias funcionalidades interessantes.

Mas como usar o Google My Maps para criar seus próprio mapas customizados? É isso que vamos explicar neste artigo. Confira!

Google My Maps
Saiba como usar o Google My Maps (Imagem: Divulgação/My Maps)

Google My Maps: o que é?

Antes de mais nada, é preciso entender o que é o Google My Maps. Como já indicamos antes, ele é a ferramenta de mapas personalizados do Google.

Com isso, você pode usar a plataforma para criar e personalizar seus próprios mapas e roteiros de viagem.

Além disso, para facilitar o acesso, o recurso ainda dispensa o uso de dois apps: My Maps e Google Maps. Ou seja, apenas com o Google My Maps você tem uma ferramenta de mapas totalmente personalizável.

Para que serve o Google My Maps?

Mas para que serve e qual a utilidade do Google My Maps? Quais as vantagens que o aplicativo oferece para você?

Em resumo, o maior benefício do recurso é justamente a personalização de mapas no seu computador ou smartphone.

Com ele você tem uma verdadeira ferramenta de criação de mapas. Dessa forma, com o recurso, você conta com funcionalidades como:

  • linhas e tamanhos personalizadas;
  • marcar lugares favoritos;
  • importar informações geográficas – endereços, lugares e coordenadas em mapas;
  • compartilhar mapas;

Ou seja, além de criar seus próprios mapas, como o Google My Maps ainda é possível compartilhar tudo que você criar. O recurso funciona como o Google Drive, onde o administrador – quem criou o mapa – pode adicionar outros usuários através do Gmail.

Mas vale lembrar que os mapas são acessados quando o usuário está conectado na web, caso não tenha feito o download do mesmo. Assim como outros arquivos, como .Docs e Planilhas, os mapas não ocupam espaço no Drive.

(Imagem: Reprodução/My Maps)

Como criar mapas com o Google My Maps

Mas como fazer para criar seus próprio mapas no Google My Maps? Para isso, você precisa, primeiro, acessar a ferramenta.

Em seguida, já na plataforma, basta clicar em “criar um novo mapa” e  começar a configurar o seu. Na interface do recurso existem várias opções e funcionalidades para que você possa personalizar seu mapa.

(Imagem: Reprodução/My Maps)

Funcionalidades da ferramenta

Com isso, para encontrar outras opções de layout, procure na opção “Mapa Básico”. Na opção “Adicionar Camada” estão algumas medidas e nomear cada uma delas.

Para fazer a marcação de locais que desejar, basta inserir uma nova camada, adicionar o nome do local e pesquisa-lo na barra de pesquisa. Em seguida, clique na opção “adicionar ao Mapa”.

Além disso, você pode repetir o processo para marcar mais de um local que deseje visitar para aparecer no mesmo mapa. Assim como os pontos, você também pode adicionar rotas entre eles através de linhas e marcações.

Por último, ainda é possível customizar a aparência do seu mapa, alterando cores de marcadores, por exemplo. Você encontra essa opção na função “estilos individuais”, dentro de cada camada.

Onde baixar o aplicativo?

Para usar o My Maps no seu smartphone é preciso fazer o download do aplicativo. Atualmente o app conta com apenas a versão para Android, que você pode baixar na Play Store.

Mas se preferir, o recurso também conta com uma versão para computadores, que você pode utilizar acessando o site da plataforma.

Ou seja, você pode editar seus mapas tanto pelo smartphone com sistema operacional Android ou pelo computador. Os mapas editados ficam salvos na sua lista e são acessados por qualquer plataforma – celular ou computador.

Aproveite para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário

três + dezoito =