Uber | passageiros e motoristas poderão gravar viagens

Um dos recursos mais esperados pelos motoristas e passageiros finalmente foi implementado pelo Uber. Agora, tanto motoristas quanto passageiros vão poder gravar viagens no app.

Assim, o recurso encaminha as imagens gravadas do veículo diretamente para um servidor externo. Além disso, segundo o Uber, todas as imagens gravadas terão criptografia. Saiba mais sobre a novidade!

Gravar viagens
Gravar viagens: Uber lança novo recurso de segurança (Imagem: Reprodução/Pixabay)

Uber agora permite gravar viagens no app

Anunciada nesta terça-feira (23), o recurso de gravar viagens no app do Uber é uma novidade bastante aguardada.

Dessa forma, o app permitirá que o motorista transmita imagens diretamente do veículo para que elas sejam armazenadas em um servidor externo. O objetivo da nova funcionalidade é trazer ainda mais segurança aos passageiros e motoristas nas viagens.

Contudo, o recurso ainda está em fase de testes, que começou neste semana na cidade de Aracajú (SE).

Como o recurso vai funcionar

Em resumo, o recurso de gravar viagens no app funciona com a própria câmera do celular do motorista. Dessa forma, basta que o dispositivo esteja conectado com o aplicativo parceiro Sentinel, da Grip Mobility.

Dessa forma, com o celular posicionado dentro do veículo, a câmera vai transmitir e registrar as imagens da viagem. Além disso, os passageiros serão avisados pelo próprio aplicativo de que suas viagens estão sendo filmadas.

Com isso, é possível recusar que a viagem seja feita, acionando outro motorista para seguir ao seu destino, caso o passageiro não se sinta confortável com a filmagem.

Recurso também grava o áudio ambiente

O recurso, além do vídeo, registra também o áudio ambiente do veículo. Ou seja, ao iniciar a corrida, o vídeo vai captar automaticamente imagens e sons durante todo o trajeto.

Da mesma forma, a gravação termina de forma automática quando o motorista encerra a corrida. Além disso, segundo o Uber, não será possível gravar viagens depois de se iniciar a corrida.

Ou seja, após aceita pelo motorista, o recurso fica indisponível, só voltando na próxima viagem. Assim, o recurso deve ser ativado no momento em que o motorista é chamado pelo passageiro.

Ao fim da gravação, os arquivos registados via internet – Wi-Fi ou dados móveis – vão para a empresa. Contudo, a escolha do envio fica a cargo do motorista.

Gravar viagens do Uber: medida visa trazer mais segurança

Segundo o Uber, o novo recurso, que já era um pedido dos usuário, visa trazer ainda mais segurança para as viagens de aplicativo.

Com o registro dos acontecimentos da viagem, a intenção é, portanto, a de inibir ações de criminosos e eventuais fraudes.

Da mesma forma, ainda pelo que enviada ao Uber, toda gravação é criptografada. Neste sentido, nem o motorista nem a empresa parceira têm acesso às imagens registradas.

As filmagens ficam no servidor por até 30 dias. O Uber ainda afirma que apenas a própria empresa possui as chaves de criptografia, e pode abrir as imagens feitas a pedido de órgãos públicos de investigação.

A diretora-geral do Uber no Brasil, Claudia Woods, confirmou o lançamento da novidade. Segundo ela, a empresa vem buscando novas formas de ajudar na melhoria da segurança do aplicativo.

Queremos entender se essa tecnologia de gravação de imagens pode contribuir para que motoristas parceiros e usuários tenham ainda mais tranquilidade para continuar usando o Uber, claro que sempre respeitando as normas de privacidade“, afirma Woods.

A 99, aplicativo de viagens concorrente, também lançou o recurso de segurança para os motoristas parceiros. Mas, além de gravar viagens, o motorista pode transmitir a corrida para a central de segurança do app.

 

Aproveite também para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário