Como carregar o celular: dicas do que fazer e evitar

Você sabe como carregar o celular da forma certa? Grande parte dos problemas com a bateira surgem justamente pelo carregamento errado do seu aparelho.

Mas existe uma forma certa ou errada de carregar o celular? É exatamente isso que você confere neste artigo. Continue a leitura e saiba como carregar o celular da forma certa!

Como carregar a bateria
Como carregar a bateria: saiba o que fazer e o que evitar (Imagem: Reprodução/Pixabay)

Como carregar o celular: existe uma forma certa?

Antes de mais nada, é essencial entender que sim, existe uma foram certa de carregar o seu smartphone.

Isto é, existem hábitos e práticas que você deve evitar na hora de colocar o aparelho para recarregar a bateria. São hábitos que prejudicam o seu smartphone, e acaba afetando a vida útil dela.

Sendo assim, para garantir um uso prolongado dela, é essencial entender como carregar o celular da forma certa.

Carregar bateria: dicas do que fazer (Imagem: Reprodução/Unplash)

Como carregar o celular: dicas do que fazer

E para isso, você pode seguir algumas recomendações quanto ao uso e ao carregamento da bateria do seu celular.

Mas o que fazer para recarregar a bateria da forma certa? Quais praticas você deve adotar para isso? Confira a seguir:

Evitar a descarga completa

Em primeiro lugar, o ideal é sempre evitar uma descarga abaixo dos 20% da bateria. Produzidas em lítio, as baterias atuais dispensam a descarga completa antes de recarregar o seu celular.

Assim, o ideal é sempre colocar o aparelho para recarga da batera antes dos 20%. Muitos modelos, aliás, emitem um alerta de bateria baixa já nesse número.

Retirar da tomada antes do 100%

Da mesma forma, você também não deve manter o aparelho carregando após atingir 100% da carga. Além disso, o recomendado é retirar o celular da tomada um pouco antes, entre os 80% e 90%.

Assim você faz com que a bateria tenha uma vida útil maior, permitindo um uso prolongado dela.

Use carregadores originais

Outra dica de como carregar o celular é fazer uso de carregadores originais. Apesar de mais caros, os cabos da fabricante são feitos para serem compatíveis com a bateria.

Dessa forma, um carregador genérico pode até funcionar, mas não vai ter os mesmos benefícios, diminuindo a vida útil da sua bateria.

Retire o brilho automático

Outra ação que pode salvar um pouco a sua bateria, e ajuda até mesmo na recarga é não usar o brilho automático.

Assim você garante que o uso seja feito sempre em níveis mais baixos, aumentando o brilho apenas quando precisar.

Além disso, configurar o aparelho para que ele apague a tela automaticamente após um certo período também te ajuda a economizar.

Carregar bateria: o que evitar (Imagem: Reprodução/Pixabay)

Como carregar o celular: o que evitar

Mas agora que você já sabe o que fazer, é preciso entender o que deve evitar na hora de recarregar a bateira.

Isto é, para entender como carregar o celular, também é necessário deixar alguns hábitos prejudiciais ao smartphone de lado. E quais são eles? Confira logo abaixo:

Carregar o celular no computador

O uso de computador por longos períodos faz com que muitos usem o PC para recarregar o celular. Mas o ideal é evitar isso.

As correntes da entrada USB do computador oscilam bastante. E isso faz com que a temperatura do smartphone aumente.

Assim, essa oscilação diminui a vida útil da sua bateria. O ideal é sempre carregar o smartphone na tomada, com o carregador original.

Deixar carregando de um dia para o outo

Outro hábito nocivo para sua bateria é deixar o celular na tomada de um dia para o outro. Como já citamos, o ideal é que o aparelho seja retirado da tomada antes de atingir 100% da carga.

Assim você evita que haja um desgaste maior da bateira, prolongando a sua vida útil do item. A recarga em excesso, aliás, aumenta os riscos de curto-circuito, aumento de temperatura e consequente explosão do seu smartphone.

 

Aproveite para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Guilherme Montiel
Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.

Deixe seu comentário

dois + treze =