DuckDuckGo: conheça o navegador que bateu recorde de buscas

Com o aumento na busca por plataformas com foco em privacidade do usuário, o DuckDuckGo ganhou mais fama nos últimos meses. Assim, não demorou muito para que o navegador bater alguns recordes.

No mês de janeiro, o buscador chegou a ter mais de 100 milhões de pesquisas diárias em sua plataforma. Mas você já conhece o DuckDuckGo? Neste artigo falamos mais sobre ele. Confira!

DuckDuckGo
DuckDuckGo: conheça o navegador que bateu recorde em buscas diárias (Imagem: Divulgação)

O que é DuckDuckGo?

DuckDuckGo é um buscador que procura se destacar como uma alternativa mais segura e com garantia de privacidade aos usuários. Lançado em 2008, o buscador nasceu para competir com gigantes, como o Google.

Fundado por Gabriel Weinberg, empreendedor dos Estados Unidos, o browser tem sua sede localidade em Paoli, na Pensilvânia.

Assim como outros concorrentes, ele traz um mecanismo de pesquisa, mostrando resultados como páginas, notícias, imagens e vídeos.

Mas dois fatores que mais destacam o DuckDuckGo são o seu modelo colaborativo de crowdsourcing, e a privacidade.

Isto é, a plataforma não registra os dados dos usuários, como identidade ou buscas feitas no navegador.

E como funciona?

Sendo assim, o DuckDuckGo acaba se tornando uma opção muito mais segura para quem deseja proteger seus dados na internet. além disso, o buscador funciona em código aberto.

Ou seja, os usuários podem participar de forma ativa no desenvolvimento e melhorias do motor de busca.

Assim como os concorrentes, as buscas feitas na plataforma são feitas com a pesquisa de termos no campo de busca. Mas ainda é possível realizar uma filtragem mais precisa.

Isto é, no DuckDuckGo você pode filtrar o resultado para um determinado período – ontem, semana passada e mês passado — e por região ao país específico.

Privacidade é uma das vantagens do navegador (Imagem: Divulgação)

As vantagens do navegador

Essas, aliás, são algumas das vantagens que o navegador traz parra seus usuários. Mas não são as únicas.

Outra vantagem que o DuckDuckGo tem é a possibilidade de bloquear os rastreadores de publicidade. Assim, o próprio navegador impede que eles encontrem informações sobre os usuários.

Além disso, diferente do Google, o buscador também não possui rastreadores ocultos para coletar dados e informações pessoais.

Ainda falando de privacidade, o navegador também mantém o histórico de pesquisa do usuário apenas para ele. Ou seja, a plataforma não armazena os dados da pesquisa que você vez.

Isto é, segundo os desenvolvedores do DuckDuckGo, mesmo na janela anônima, o Google ainda registra históricos dos usuários.

Com mais de 100 milhões de buscas diárias, navegador bate recorde (Imagem: Divulgação)

DuckDuckGo: navegador bate recorde de buscas diárias

Com todas as vantagens e benefícios, especialmente na questão de segurança e privacidade, o DuckDuckGo vem ganhando cada vez mais usuários.

E um sinal do sucesso do navegador é o recorde de mais de 100 milhões de buscas realizadas em um único dia. Registrada no dia 11 de janeiro, a informação foi dada pelo site oficial da plataforma.

Mas vale ressaltar que a contagem registra as pesquisas em todas as plataformas: buscador online – https://duckduckgo.com – navegador mobile – disponível para Android e iOS – e extensões, que está disponível para browsers, como Chrome, Firefox e Microsoft Edge.

Foco em privacidade

Uma das razões que levaram ao aumento na procura pelo DuckDuckGo é a privacidade. O navegador tem como foco justamente a privacidade do usuário.

Assim como em aplicativos de troca de mensagem, como Signal de Telegram, o DuckDuckGo coloca a privacidade no uso, e navegação, como um dos primeiros benefícios.

 

Aproveite para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário