Duolingo – Review Completo do melhor Aplicativo para Aprender Inglês

Se você já se perguntou se o Duolingo é ou não capaz de tornar alguém fluente em um novo idioma, confira este nosso review completo sobre!

Duolingo - Review Completo sobre o melhor Aplicativo para Aprender Inglês (Imagem: Divulgação/Duolingo)

Quando o assunto é aplicativo de aprendizado de idiomas, o Duolingo sem sombra de dúvidas é um dos primeiros que vem à mente de qualquer pessoa. Gratuito, completo, com recursos incríveis e uma metodologia didática, intuitiva e ao mesmo tempo divertida, o Duolingo é sem dúvidas referência entre os aplicativos do gênero. Mas será que é possível se tornar fluente apenas com ele? Isso você descobre neste nosso review completo do Duolingo!

Neste review do Tech News Brasil, você vai descobrir como funciona o Duolingo, quais os principais recursos dele, quais línguas estão disponíveis e, por fim, se é ou não possível se tornar fluente em um novo idioma com o auxílio do Duolingo. Confira!

Como funciona o Duolingo?

Antes de entrarmos propriamente no review, convém compreender um pouco melhor como funciona o Duolingo.

O Duolingo é um dos mais famosos aplicativos de aprendizado de línguas estrangeiras. Se você deseja aprender algum outro idioma, como Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Mandarim, Japonês, Coreano etc., gratuitamente e de maneira prática e descontraída, o Duolingo pode ser uma boa opção para você.

Segundo a descrição do próprio aplicativo na Google Play, loja de aplicativos do Android, 34 horas de estudo via Duolingo é o equivalente a 1 semestre universitário de aulas de idioma. Embora esta seja uma afirmação um pouco ousada e exagerada, o Duolingo realmente é bastante eficaz quando o assunto é aprender um novo idioma.

Depois que você escolhe o idioma que deseja aprender, você tem acesso a uma variedade imensa de módulos de aulas, que vão desde o básico (saudações, nomes de alimentos, flexões verbais etc.) até conceitos bem avançados (como tópicos de medicina e de negócios, flexões verbais avançadas, regras gramaticais e muito mais).

Alguns dos módulos disponíveis no curso de inglês do Duolingo (Imagem: Reprodução/Duolingo)
Alguns dos módulos disponíveis no curso de inglês do Duolingo (Imagem: Reprodução/Duolingo)

Um dos pontos positivos do Duolingo é a capacidade de manter os usuários entretidos enquanto aprendem um novo idioma. Isso porque ele recompensa os usuários com pontos de experiência conforme vão acertando as questões, podendo acompanharem o ganho de fluência conforme avançam o nível da conta. Além disso, as atividades são bastante didáticas e interativas. Citando algumas, temos, por exemplo: combinação de pares, exercícios de tradução, de escuta e de pronúncia, associação de imagens com palavras, reorganização de sentenças e muito mais.

Outro ponto forte é o de poder começar quantos cursos de idioma desejar. E acreditem: o Duolingo tem vários idiomas disponíveis para o aprendizado, todos com cursos bem elaborados e com uma grande variedade de exercícios.

Principais recursos do Duolingo

Além dos módulos de curso mencionados no item acima, o Duolingo conta hoje com diversos outros recursos. Um desses recursos é o Duolingo Histórias, que disponibiliza aos usuários histórias curtas, escritas no idioma que eles estão aprendendo e com leitura por voz das descrições e falas. Isso auxilia e muito na hora de se envolver ainda mais com o idioma. Porém, não espere nada muito mirabolante: as histórias são bem simples e breves.

Algumas das histórias disponíveis no recurso Duolingo Histórias (Imagem: Reprodução/Duolingo)
Algumas das histórias disponíveis no recurso Duolingo Histórias (Imagem: Reprodução/Duolingo)

Além disso, também é possível adicionar amigos no Duolingo, a fim de compartilhar suas novas conquistas com eles  — e também conferir os avanços que eles estão tendo em seus estudos. Isso pode ser um incentivo a mais para pegar pesado no aprendizado do idioma, seja para competir com seus amigos, seja para evoluir ao lado deles.

E por falar em competição, o Duolingo possui hoje um sistema de Divisões. Conforme você for avançando nos cursos e acertando as atividades, você vai ganhando experiência e subindo de divisão, competindo com usuários de todo o mundo. O rank é renovado semanalmente, de modo que até mesmo novos usuários podem disputar pelos primeiros lugares.

Outro recurso interessante do Duolingo é a existência de um Fórum, a partir do qual você pode interagir com pessoas reais, seja para aprender novas coisas, conhecer novas pessoas ou tirar todas as suas dúvidas.

Quem deseja ter uma experiência melhor no Duolingo pode optar também pela assinatura do Duolingo Plus, que livra o assinante de anúncios, permite o download das lições para realizá-las mesmo estando off-line e dá acesso a exercícios personalizados.

Você também pode gostar de ler:
Rosetta Stone: Saiba mais sobre o app de idiomas!

Variedade de línguas disponíveis

Os cursos de idiomas disponíveis no Duolingo para falantes de português (Imagem: Reprodução/Duolingo)
Os cursos de idiomas disponíveis no Duolingo para falantes de português (Imagem: Reprodução/Duolingo)

O Duolingo tem uma boa variedade de idiomas. Porém, tudo dependerá do seu idioma nativo. Para falantes de português, os cursos de idioma disponíveis são os seguintes:

  • Inglês
  • Espanhol
  • Francês
  • Alemão
  • Italiano
  • Esperanto

Caso você já seja fluente em inglês, as opções aumentam consideravelmente. Há cursos como os de japonês, chinês, russo, coreano, árabe, holandês, sueco, norueguês, turco, polonês, irlandês, grego, hebreu, dinamarquês, tcheco, ucraniano, gaulês, vietnamita, húngaro, romeno, navajo e até mesmo línguas inventadas, de filmes e séries literárias, como Klingon (de Star Trek) e Alto Valiriano (de Game of Thrones).

Confira também:
Aplicativo Tradutor: os melhores para baixar no celular!

Review do Duolingo: é possível se tornar fluente com o app?

Embora o Duolingo afirme em sua descrição ser equivalente a um curso superior — e até mesmo faça uso de medições científicas para avaliar o desempenho dos usuários e identificar aspectos a serem melhorados —, ele ainda deixa a desejar em diversos aspectos.

Até o momento, nenhum aplicativo ou livro é capaz de superar 100% um curso de idiomas presencial, pois falta ao Duolingo e a qualquer outro app uma coisa imprescindível para se aprender um idioma: interação social e aprofundamento legítimo no idioma.

Em cursos presenciais, as interações que o professor ou a professora incentivam são fundamentais para o ganho da fluência no idioma alvo. Além disso, as interações reais permitem ao estudante ter alvo com a língua da forma como ela é efetivamente falada no dia a dia. No Duolingo, muitas das frases são bastante artificiais e genéricas.

Um exemplo de exercício no Duolingo (Imagem: Reprodução/Duolingo)
Um exemplo de exercício no Duolingo (Imagem: Reprodução/Duolingo)

Ainda assim, o Duolingo é um excelente aplicativo para se ter um contato básico com um determinado idioma — ou para se usar como uma ferramenta auxiliar de estudo. Você certamente aprenderá no app palavras e expressões do idioma escolhido. Porém, encontrará dificuldade em articular o que aprendeu com contextos verdadeiros, como em conversações, em redações de textos, ou ao tentar assistir um filme no idioma original.

Para ganhar fluência no idioma, você precisará ir além do aplicativo, lendo livros no idioma alvo, se forçando a assistir filmes e séries totalmente no idioma original (legenda e áudio), interagindo com falantes nativos e, obviamente, investindo, se possível, em um curso tradicional.

Seja como for, não podemos deixar de reconhecer o caráter inclusivo do Duolingo, que oferece cursos inteiros de idioma totalmente gratuitos, atendendo às populações mais carentes, que não têm condições de pagar por um curso em uma escola de idiomas. Apesar de dificilmente permitir por si só o ganho de fluência, o Duolingo certamente aprofundará o conhecimento que o usuário tem da língua que está aprendendo.

Gostou do nosso review do Duolingo? Pois aproveite e leia também:
Melhores aplicativos para Conversar com Estrangeiros

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário