Google Arts And Culture: como usar o aplicativo para ver obras de arte e visitar museus

Já pensou em poder ir num museu ou ver as principais obras de arte em detalhes sem precisar sair de casa? Com o Google Arts em Culture você pode! o aplicativo e site desenvolvido pela gigante de buscas tem recursos interativos que te permitem ver exposições completas em 360° e visitar sessões dos museus mais renomados no mundo.

A visita virtual usa a mesma tecnologia do Google Street View para possibilitar passeios panorâmicos pela tela do celular ou do computador. Além disso, com a reunião de informações sobre as galerias, museus e artistas o usuário pode usar o aplicativo como uma verdadeira enciclopédia sobre tudo o que é relacionado a arte.

Quer aprender a visitar museus de todo o mundo usando o Google Arts And Culture? Então confere aqui os tutorias de uso do app.

Explorar museus do Brasil no Google Arts and Culture

Para visitar acervos de museus nacionais realize o passo a passo que segue:

  1. Acesse o Google Arts And Culture no site oficial ou faça o download do aplicativo na Play Store se o seu celular é um Android ou na Apple Store se o seu celular é Iphone;
  2. Na página inicial clique em “Explorar”;
    pesquisar museu no google arts and culture
  3. Use o mapa para filtrar a sua busca por museus nacionais ou por cada cidade;
    explorar museus da região
  4. Clique sobre um dos museus do mapa para saber mais sobre as coleções disponíveis;
    explorar museu nacional no Google
  5. Na página inicial do museu você poderá escolher a coleção que quer visualizar e ver a descrição sobre cada uma delas;
    explorar museus google acervo
  6. Na parte de baixo da obra é possível conferir diferentes modos de visualização. Dependendo do museu, neste campo poderá ter experiências diferenciadas ao usuário, como imersão em 360°;
  7. Para dar zoom na obra clique no ícone de lupa;
    dar zoom obra de arte
  8. Para fazer uma visitar virtual na galeria volte para a página inicial do museu e vá em “Explorar”. Ali você poderá desfrutar de uma imersão como se estivesse visitando o museu, podendo usar os comandos de street view para andar pelas salas e ver do ângulo que quiser.
    visita virtual museu googlever MASP no Google Street View

Explorar museus internacionais

Caso queira fazer a visualização de museus internacionais, como o Louvre na França, por exemplo, realize os passos que seguem:

  1. Acesse o Google Arts and Culture no site ou aplicativo;
  2. Clique no ícone de lupa;
    explorar museu internacional google
  3. Digite o nome do museu que quer visitar ou o nome do país;
    pesquisar museu no google
  4. Na página inicial do museu confira a lista de coleções disponíveis;
    obras de arte interancional google
  5. Clique sobre a coleção que deseja visualizar para explorar o museu numa visita virtual ou para ver obra por obra numa descrição mais detalhada.

Como usar o Google Arts and Culture

Se quiser melhorar ainda mais a sua pesquisa pelos recursos do Google Arts and Culture confira o breve tutorial sobre as funcionalidades disponíveis no app logo abaixo.

Navegação por acervos

A navegação por acervos é o passo a passo que te ensinamos aqui acima. Este campo de pesquisa é para fazer visitas virtuais por galerias do mundo todo e descobrir obras de arte, bem como saber mais sobre artistas nacionais e internacionais.

Com colaboradores no mundo todo, o Google Arts and Culture possui parceria com mais de 1.200 instituições, obtendo um dos maiores acervos virtuais do mundo!

google art and culture

Botões de compartilhamento

Ao conferir uma obra ou uma exposição você poderá usar os ícones de compartilhamento para enviar o link da experiência para um contato do Google ou usando suas principais redes sociais.

Salvar e Favoritar

Crie a sua própria galeria de arte favoritando as obras e visitas que mais gostou. Elas ficaram salvas numa pasta de favoritos que você poderá acessar na aba do seu perfil sempre que quiser, facilitando na busca de informações relevantes.

Museus perto de você

Clique na aba “Por perto” e ative o sinal de GPS do seu dispositivo para que o Google possa te mostrar quais museus, galerias de arte e fundações estão próximas a você e, inclusive, conferir a programação de cada uma delas.

museu perto de você

Art Selfie

Ao clica no ícone de câmera e selecionar “Art Selfie” você poderá buscar na base de dados do Google as obras de arte que incluem rostos que se parecem com o seu! O recurso é muito divertido… vai que existiu alguém parecido contigo no século XV? Poderia ser até um parente!

google art and culture selfie

Art Projector

O Art Projector é um recurso que pode ser acessado no ícone de câmera. Com ele, o usuário poderá visualizar obras em tamanho real e obter detalhes sobre esculturas, exposições e quadros mais importantes da história da arte.

Art Projector Google Art and Culture

Pocket Gallery

O Pocket Gallery é um recurso de realidade aumentada que permite ao usuário explorar salas de pinturas e colocar objetos de arte no próprio ambiente em que está. São várias opções de interação e uma experiência interessante para se divertir ou estudar sobre o assunto.

Color Pallete

Com essa opção de busca é possível buscar uma obra de arte por meio do código de uma cor ou a mesma paleta de cores de uma foto.

Color Pallete

 

Qual recurso você mai gosta no Google Arts And Culture? Deixe a usa opinião aqui nos comentários e sua sugestão de museu para visitar virtualmente pelo aplicativo!

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
InstagramLinkedin

Deixe seu comentário