Instagram Lite chega a 170 países, mas Brasil pode continuar de fora

O Facebook acabou de liberar o Instagram Lite, versão muito mais leve do aplicativo, para mais de 170 países. O Brasil, entretanto, pode continuar de fora.

O Instagram Lite não é nenhuma novidade. Ele começou a ser lançado para uma leva maior de usuários em meados de 2018. Além disso, diversos outros aplicativos também possuem versões “Lite”, ou seja, versões mais leves.

Como é o caso, por exemplo, do próprio Facebook, que possui uma versão Lite que já está há anos disponível no Brasil. Ou ainda o Pinterest, o Twitter, o Skype etc.

Imagem de divulgação do Instagram Lite
(Imagem: Divulgação/Facebook)

A ideia dos aplicativos Lite é a de fazer com que o serviço rode da melhor maneira possível, mas ocupando o mínimo possível de espaço de armazenamento. No caso do Instagram, por exemplo, a versão padrão pesa por volta de 30 MB, contra apenas 2 MB da versão Lite.

Além disso, o objetivo do Facebook é o de garantir mais acessibilidade ao aplicativo do Instagram. Afinal, nem todos os usuários têm smartphones de última geração, com sistemas operacionais atualizados, bastante espaço de armazenamento etc.

Fazer com que smartphones mais simples possam rodar o Instagram aumenta a acessibilidade ao aplicativo. E, consequentemente, faz o Instagram ganhar mais usuários, o que é sempre bom para qualquer rede social.

Quais funções estão e não estão disponíveis no Instagram Lite?

A boa notícia é que a maior parte das funções do Instagram estão disponíveis também no Instagram Lite.

Por exemplo, o usuário vai poder tirar, editar e postar suas fotos e seus vídeos via Lite. Além disso, ele também vai poder visualizar e interagir com as fotos e vídeos de outros usuários. O mesmo se aplica aos Stories.

O Instagram Reels também foi adicionado recentemente às funções do Instagram Lite, mas os usuários podem apenas visualizar os vídeos, não podendo criar seus próprios.

Imagem de divulgação do Instagram Lite
(Imagem: Divulgação/Facebook)

Além disso, o Instagram Lite também possui outras limitações. Como, por exemplo, o modo escuro, a parte de e-commerce, encriptação de ponta-a-ponta. E também anúncios, que não são exibidos na versão Lite, o que pode ser uma vantagem para os usuários que não gostam de propagandas no feed.

O Facebook já comentou que pretende lançar algumas dessas funções que ainda estão em falta no Instagram Lite em algum momento futuro. O que demonstra que a empresa, além de expandir o acesso, está realmente disposta a investir bastante na versão mais leve do Instagram.

O Brasil vai receber o Instagram Lite?

Sendo o Brasil um dos maiores mercados do Instagram, é mais do que certo que o Instagram Lite vai chegar cedo ou tarde no país. Entretanto, pode não ser dessa vez.

Isso porque, até o momento de publicação desta notícia, o Instagram Lite não está disponível para o Brasil na Play Store ou na App Store. O que levanta suspeitas de que o Brasil possa não fazer parte dos 170 países que receberam a novidade.

No anúncio que o Facebook fez, a empresa não chegou a listar os países que estariam recebendo hoje o Instagram Lite. Entretanto, a postagem menciona que a novidade chegaria ainda hoje a esses países.

Isso significa, portanto, que, caso o Instagram Lite não chegue às lojas de aplicativos para os brasileiros ainda hoje, há duas opções. A primeira de que a novidade pode estar chegando aos poucos no país, com apenas alguns usuários pré-selecionados recebendo ela.

A segunda, muito mais decepcionante, é a de que o Brasil pode não fazer parte dos 170 países que receberam a novidade. O que certamente vai deixar muitos fãs bastante furiosos.

Mas e você, já recebeu acesso à novidade? Ou a loja de aplicativos segue mostrando apenas a versão padrão do Instagram? Você ficaria decepcionado se o Facebook não lançasse a novidade no Brasil? Pois conta para a gente aí nos comentários!

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fonte: Facebook

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.
FacebookLinkedin

Deixe seu comentário

3 × um =