Novo Nintendo Switch chega ainda em 2021 com chip da Nvidia

Nesta terça-feira (23), começou a bombar na internet um rumor de que o novo Nintendo Switch, popularmente chamado “Nintendo Switch Pro”, vai chegar ainda em 2021 com suporte a 4K graças à renderização DLSS do chip da Nvidia que o console vai ter.

A origem da notícia é o renomado portal de notícias Bloomberg, que teve acesso a informações privilegiadas de usuários que supostamente testaram o novo Nintendo Switch.

A seguir, você confere tudo o que já sabemos sobre o novo Nintendo Switch.

Nintendo Switch
Atual Nintendo Switch (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Novo chipset da Nvidia no novo Nintendo Switch

Além da já noticiada informação de que o novo Nintendo Switch teria uma tela maior e suporte a 4K, os novos rumores sugerem que o console vai usar um chipset da Nvidia.

Utilizando um chipset mais potente, o efeito mais óbvio é uma melhora significativa nos gráficos e no desempenho dos jogos no console. Mas não para por aí: esse chipset supostamente também vai incluir a tecnologia DLSS da Nvidia.

Para quem não está familiarizado com o termo, DLSS significa “Deep Learning Super Sampling”. A tecnologia envolve uma IA (Inteligência Artificial) de aprendizado profundo que é capaz de apresentar uma imagem em 4K sem estar de fato rodando em 4K nativo.

Basicamente, a IA renderiza a imagem em uma resolução ligeiramente mais baixa, de modo que o hardware consiga dar conta de rodar sem nenhum problema. A partir dessa resolução mais baixa, ela reconstrói a imagem de modo que ela pareça o mais próxima de 4K possível.

Isso significa, portanto, uma imagem com uma ótima resolução aparente, mas sem exigir muito do hardware. O que certamente vai casar bem com o Nintendo Switch.

Outras novidades do novo Nintendo Switch

Além disso, como já noticiamos antes, o novo Nintendo Switch possivelmente vai ter uma tela OLED de 7 polegadas. Dessa forma, ela vai ser ligeiramente maior e melhor que a tela LCD de 6,2 polegadas do atual Nintendo Switch. E também melhor que a tela LCD de 5,5 polegadas da versão Lite.

Quando conectado ao televisor via docking, o novo Nintendo Switch vai conseguir rodar os jogos em 4K aparente, graças à já mencionada tecnologia DLSS do chipset da Nvdia.

Entretanto, a tela do dispositivo mobile aparentemente ainda vai ter uma resolução de 720p, não sendo capaz, portanto, de rodar os jogos em Full HD ou HD. Ainda assim, graças à placa de vídeo, é possível que os jogos rodem com uma imagem ligeiramente melhor.

Lembrando que o atual Nintendo Switch, quando conectado à televisão, roda os jogos apenas em Full HD (ou seja, em 1080p). A vantagem da nova versão do console seria principalmente o fato de ele dar conta da resolução 4K, ainda que por upscaling.

Quando o novo Nintendo Switch vai ser lançado?

Segundo as informações compartilhadas pelo Bloomberg, a produção do Nintendo Switch começaria em junho, com lançamento previsto para o final deste ano de 2021, para o período das festa de fim de ano.

O que é algo bem plausível, já que é um período do ano em que os consumidores estão sempre dispostos a gastar um pouco mais.

Entretanto, a Nintendo ainda está fazendo silêncio absoluto a respeito de seu suposto novo console. Portanto, a empresa japonesa ainda não confirmou nenhuma das informações apresentadas ao longo desta matéria.

Além disso, é possível que a data de lançamento seja atrasada pela atual crise dos chips.

Quanto vai custar o novo Nintendo Switch?

Embora a Nintendo ainda não tenha anunciado o novo Nintendo Switch, alguns especialistas já começaram a especular o preço que o console teria.

Com base na tecnologia que aparentemente ele vai ter (placa Nvidia com DLSS, tela OLED de 7 polegadas, suporte a 4K etc.), o preço do novo Nintendo Switch ficaria por volta de USD$ 50,00 a USD$ 100,00 mais caro do que o atual Nintendo Switch.

Uma vez que o atual Nintendo Switch custa lá fora USD$ 299,99, o preço poderia chegar, portanto, a USD 399,99, ou seja, aproximadamente R$ 2.203,86 (em conversão direta).

O que parece algo impossível de acontecer, uma vez que o atual Nintendo Switch está custando hoje em dia por volta de R$ 2.500,00. Ou seja, a nova versão do console deve chegar ao Brasil custando ainda mais caro.

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fonte: Bloomberg e IGN

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário