Qualcomm anuncia o novo processador Snapdragon 780G 5G
A Qualcomm Technologies acaba de lançar seu mais recente processador, o Snapdragon 780G 5G. Este é um sucessor dos Snapdragon 765, e traz algumas novidades como conectividade mais ágil e nova arquitetura de CPU.
A linha 700 é uma das adições mais recentes ao catálogo da marca, e foi desenvolvida para celulares intermediários premium. A maior vantagem destes chipsets é trazer alguns dos recursos encontrados em sua linha mais cara, a 800, num pacote mais barato.
Dessa forma, as empresas de smartphones podem criar produtos com ótimo desempenho a preços mais baixos, beneficiando também o consumidor.

Confira a seguir as novidades do Snapdragon 780G.
O Snapdragon 780G
Esse processador traz diversas inovações, e uma das mais relevantes é a CPU. Sua composição viu um upgrade significativo, por meio da substituição dos cores Kryo 475 por Kryo 670. Segundo a Qualcomm, isso se traduz em uma melhora de 40% na performance em relação à geração anterior.
Em maiores detalhes, o 780G conta com 4 cores Cortex-A78 e 4 cores A-55, além de ter sido construído em processo de 5 nm.
Um dos recursos mais comentados pela empresa sobre o Snapdragon 780G é sua inteligência artificial. Esse chipset conta com a Qualcomm AI Engine de sexta geração e o processador Hexagon 770, quase duas vezes mais potente que o antecessor.
A fabricante também afirma que todas as conexões e chamadas serão otimizadas por meio da inteligência artificial, inclusive com cancelamento de ruídos e interações por assistente de voz.
Recursos para Gaming
Já em relação à placa gráfica, o Snapdragon 780G traz a GPU Adreno 642, com o pacote de ferramentas Snapdragon Elite Gaming. Este último oferece diversos recursos que otimizam a jogatina, como um gerente de latência nas conexões e carregamento mais rápido.
Outra vantagem para os gamers é que celulares equipados com o novo chipset terão suporte a taxas de atualização de 144 Hz. Até hoje, o limite para esta linha era 120 Hz.
Ainda como benefício para esse público, a Qualcomm afirma que o 780G será capaz de rodar todos os jogos AAA, além de oferecer recursos no nível de PCs desktop, como atualização de drivers de GPU.
A conectividade do novo chipset também recebeu melhorias em relação à geração passada. Aqui podemos ver um dos recursos que era exclusivo dos processadores top de linha chegar aos intermediários. O sistema em questão é o FastConnect 6900.
Por meio deste, o 780G pode oferecer velocidade de até 3.3 Gbps na conexão 5G, Wi-Fi 6E de até 3.6 Gbps e suporte a bandas 2.4 GHz, 5GHz e 6 GHz e Bluetooth 5.2.
Câmeras
Outra novidade interessante implementada pela Qualcomm é o Spectra 570, com suporte a ISP (Image Signal Processor) triplo. Isso significa que o smartphone será capaz de capturar imagens de três câmeras diferentes simultaneamente.
Além disso, os smartphones com o 780G poderão trazer câmeras com até 3 sensores de 25 MP. Outra opção seria trazer duas câmeras, uma com até 64 MP e a segunda com 20 MP ou um único sensor de 84 MP.
Também está presente uma nova tecnologia para fotos em ambientes com pouca luz. Para finalizar o quesito câmeras, há suporte à captura de vídeos HDR10+ e HLG, que garante boa reprodução de cores, além de filmagens em 4K HDR.
Quando chega às lojas
Os primeiros smartphones com o novo Snapdragon 780G devem ser lançados no segundo trimestre de 2021, segundo a própria empresa. Porém, alguns rumores afirmam que esse processador pode ser anunciado já no Xiaomi Mi 11 Lite, que será revelado no dia 29 de março junto com o Mi 11 Pro e Mi 11 Ultra.
Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!
Fonte: Qualcomm
Deixe seu comentário