Samsung libera novo Android 12 para mais celulares Galaxy

A Samsung está liberando o Android 12 para várias de suas linhas de celulares. Como já trouxemos aqui no Tech News Brasil, os últimos a receberem a atualização foram os Galaxy S20. Em seguida, outros modelos também receberão o novo Android.

Desta vez, quem recebe a novidade são os usuários da família S10. Estes modelos, lançados em 2019, agora poderão desfrutar dos recursos da One UI 4.0, interface da Samsung baseada no Android 12. Além disso, esses smartphones também recebem o patch de segurança de janeiro de 2022. 

samsung android 12
(Imagem: Reprodução/Samsung)

Como atualizar meu smartphone? 

Manter seu celular atualizado é sempre importante, já que isso ajuda a manter seu dispositivo livre de ameaças e também traz os mais novos recursos e correções de bugs do sistema. 

Dessa forma, a maior parte dos celulares apresenta uma notificação para o usuário quando há uma atualização disponível. Porém, caso você não tenha visto esta notificação ou, por alguma razão, ela não tenha aparecido para você, é possível checar se há updates manualmente. 

Para isso, acesse as Configurações de seu smartphone e role até encontrar o menu de “Atualização de Software” e o selecione. Em seguida, clique na opção “Baixar e Instalar” e escolha entre “Instalar agora”, “Agendar a atualização” ou “Mais tarde”. 

Nesta tela, haverá um pequeno texto informando quando foi feita a última verificação. Além disso, o sistema avisa que o download ocorre por meio da internet, de modo que poderá resultar em cobranças adicionais em seu plano de dados móveis. Para evitar este problema, sugere-se utilizar apenas o Wi-Fi para o download. 

Caso o seu Android já esteja atualizado até a última versão disponível, o sistema também exibirá as informações mais recentes sobre o seu celular. Entre elas há a versão atual do sistema e o nível do patch de segurança. 

Outra recomendação, da própria empresa, é realizar o backup de todos os seus dados importantes antes de iniciar a atualização. Isso porque, em alguns casos, pode ocorrer algum problema durante esse processo, corrompendo arquivos. Dessa forma, com o backup, seus dados estarão seguros e poderão ser recuperados. 

O Galaxy S10

A família de celulares Galaxy S10 foi lançada em 2019, com o Android 9 Pie. Estes celulares fizeram parte da faixa de tops de linha da marca na época, e ainda hoje continuam recebendo as atualizações com prioridade no cronograma da Samsung. 

Em comparação com seus concorrentes Android, a Samsung tem sido uma das melhores no suporte prolongado de seus smarts, considerando que até modelos intermediários são incluídos nos updates e estes chegam com rapidez para os usuários. 

Entretanto, o Galaxy S10 completará, no mês que vem, 3 anos de existência, tempo limite que a empresa promete os updates. Dessa forma, é possível que no ano que vem essa linha não seja contemplada para o Android 13. 

Porém, na questão de segurança, a empresa foi mais generosa, e oferece 5 anos de suporte. Como consequência, os usuários não precisarão se preocupar de ficar vulneráveis a ameaças, tendo em vista ainda 2 anos de updates. 

Cronograma de atualizações

A Samsung possui um calendário oficial com previsões para estas atualizações, com planos até agosto de 2022. Os modelos da linha Galaxy S10, segundo este cronograma, estavam previstos para começar a receber os updates em fevereiro e os últimos modelos o receberiam até março. 

Por isso, se o seu dispositivo ainda não recebeu a notificação, não se preocupe. O processo de atualização dos celulares é liberado aos poucos, para garantir que não ocorra problemas. Os próximos modelos da lista da Samsung, planejados para receber o Android 12 são o Galaxy Note20, o Tab S7, A72 e A52 5G. 

Quer saber mais sobre os smartphones da Samsung? Então confira: Smartphones da Samsung mais aguardados de 2022

Fonte: Samsung

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário