Google Discover: como funciona? Saiba como usar

O Google Discover é  uma função do buscador Google que mostra resultados personalizados para o usuário, sem que ele precise fazer uma busca. O serviço disponível no aplicativo para dispositivos móveis se tornou mais uma técnica de SEO para gerar tráfego em sites.

Mas antes de usar o Google Discover à favor do seu blogue, é preciso primeiramente entender como ele funciona e quais as configurações que devem ser usadas para conseguir aparecer para os usuários.

Confira aqui um guia resumido sobre como funciona o Google Discover.

Google Discover

Como funciona o Google Discover?

O Google é uma ferramenta que usa as informações dos seus usuários para personalização da busca. Ou seja, sempre que você usa  um app ou serviço da Google está informando a empresa quais são seus interesses e dúvidas.

Baseando-se nestes dados coletados o Google criou o Discover para te recomendar conteúdos do seu interesse, sem precisar que você vá atrás.

O recurso foi lançado em 2018 como um complemento de alterações nos resultados de busca do algoritmo presente em celulares e tablets. Na época, o serviço foi uma substituição ao antigo Google Feed, que integrava o Google News como uma aba de sugestões de notícias.

Com as alterações, o Google Discover ganhou uma timeline extra só com conteúdos sugeridos. A medida que o usuário interage, o aplicativo identifica seus gostos e volta a sugerir mais links personalizados.

Como usar o Google Discover

Só é possível usaro Google Discover em dispositivos móveis, em tablets ou celulares. O uso da plataforma é bem intuitivo, e responde aos comandos:

  • Deslizar a tela para direita: para acessar o Google DIscovery a partir da sua busca normal do aplicativo Google;
  • Seguir: botão que te permite seguir veículos de comunicação e criar seu próprio feed de notícias
  • Mais ou Menos: essa possibilidade de personalização te ajuda a configurar o Google para o que quer que apareça no seu feed
  • Este card é útil no momento? Ao responder às perguntas do Google também consegue melhorar o seu filtro de conteúdo.

Mesmo que você não se dedique na personalização do seu feed, esse processo ja é feito de maneira automática usando o seu histórico de busca no aplicativo e no navegador Chrome.

google discover - Como usar?

Como otimizar seu site para aparecer no Google Discover em 5 passos

Agora você deve estar pensando porque aparecer no Google Discover é interessante para o seu blog. Na prática, esse serviço se tornou mais uma técnica de SEO para distribuição do conteúdo online usando-se de busca orgânica.

Se você tem um site que está aprovado e indexado no Google, não precisa fazer nada para aparecer no Google Discover – isso vai acontecer, caso o algoritmo entenda que o seu conteúdo é relevante.

Mas é claro que você pode dar uma forcinha usando algumas técnicas que mostram para o Google que o seu conteúdo é uma boa opção para ser disparada para os usuários.  Anote essas 5 dicas que vão te fazer aparecer com mais frequência no Discover.

Personalize o seu conteúdo

De acordo com a Google, para aparecer no Discover é preciso que o seu conteúdo concorde com as políticas do site, induzindo os blogues a respeitar as estratégias de publicações de qualidade.

Faça a otimização do SEO

Algumas técnicas de SEO podem te ajudar a aparecer no Google Discover com maior frequência. Entre elas, aplicar as técnicas de redação SEO é indispensável, tal como usar palavras-chave, subtítulos e ter uma boa navegação dentro da página.

Vale dizer que 90% do conteúdo que aparece no feed Discover são de notícias e páginas atualizadas a pouco tempo. Por isso, vale a pena investir na regularidade de postagens, bem como na variedade de assuntos abordados.

Crie títulos que engajam

Não adianta aparecer no Google Discover se tiver uma taxa de clique baixa. Para que as pessoas queiram clicar no card em que seu conteúdo aparece é necessário ter um título que estimule a curiosidade. Como dica, você pode incluir algum call to action para aumentar as chances de ter seu conteúdo visitado a partir do feed.

Use boas imagens

Os cards que aparecem de destaque no feed do Discover usam uma imagem de dentro do corpo do site. Por isso, seu conteúdo terá ainda melhor desempenho se configurar a imagem destaque na postagem. Esta deve ter alta resolução e uma proporção grande, a partir de 800 pixels.

Apresente todas as informações

Na sua postagem busque completar todas as informações do documento, tal como:

  • Autor;
  • Data de publicação;
  • Data de atualização (se houver) e;
  • Tags.

Agora que você já sabe como funciona o Google Discover conte para a gente o que achou deste serviço! Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo!

 

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
InstagramLinkedin

Deixe seu comentário