Google Drive: como funciona e como usar o aplicativo
O Google Drive é a nuvem de armazenamento que permite que os usuários da conta google possam salvar arquivos e criar documentos personalizados como planilhas, apresentações e documentos de texto.
O Google Drive garante ao usuário até 15 GB de armazenamento gratuitamente, o que incluir qualquer tipo de documento ou anexo usado com a sua conta de e-mail do Google.
A partir das funcionalidades desta ferramenta de nuvem do Google dá para fazer muito trabalho, inclusive compartilhando-o arquivos e pastas com seus contatos e editando colaborativamente em tempo real com outras pessoas.
Quer saber como fazer tudo isso? Então confira aqui um tutorial que vai te fazer dominar a ferramenta!
Como funciona o Google Drive?
O Google Drive foi criado pela Google em 2012 como um serviço de nuvem de armazenamento virtual. Assim, os usuários podem criar suas próprias bases de dados e documentos personalizados.
O espaço de armazenamento do seu Drive inclui todo o pacote gratuito oferecido pela conta Google, isto é, inclui os dados do seu Gmail, Contatos, Agenda, Fotos e outros.
Como sempre, a vantagem que o Google tem é da sincronização entre os serviços da marca. Sendo assim, para acessar os eu Google Drive você não precisa se cadastrar, basta acessar a sua conta Google.
Para acessar o Google Drive basta acessar o site oficial ou fazer o download do aplicativo disponível na Play Store para celulares Android ou na Apple Store para quem usa Iphones. Outra forma de acessar o serviço de nuvem é pelo ícone disponível na versão Desktop no Gmail.
Com o seu Google Drive você poderá acessar todos estes recursos descritos abaixo!
Salvar anexos grandes do e-mail
Quando estiver escrevendo um e-mail tanto no celular como no site e incluir um documento muito grande, que extrapola os 25 MB suportados de anexo, o seu arquivo será automaticamente adicionado ao seu Google Drive e gerará um link de anexo no e-mail. A partir dele, tanto você como a pessoa para quem encaminhou poderá o link para visualizar ou editar o documento.
Criar documentos colaborativos em tempo real
Uma das principais funções do Google Drive é criar planilhas, documentos e apresentações. Estes recursos são aplicativos a parte do Google, que são automaticamente sincronizados com sua nuvem.
Para criar os documentos, atente-se aos ícones disponíveis no Drive. Já caso queira usar o Drive a partir do celular tenha em mente que cada serviço é um aplicativo à parte, que podem ser adicionados na pasta do Google que já vem na versão do Android.
Os recursos disponíveis são:
Google Planilhas
Com o Google planilhas você pode fazer uma gestão de controle, adicionar uma lista de contatos ou mesmo criar organizações de tarefas de modo inteligente! Com o serviço a possibilidade de personalização de documentos é gigante, além de que poderá editá-las colaborativamente em tempo real com seus colegas – para fazer isso basta acessar as opções de compartilhamento.
Google Docs
O Google Docs a parte de criação de documentos do Google. Com ele é possível escrever textos de todos os tipos ou ainda editar arquivos do Word que foram exportados para o Drive (formato DOCX)
A capacidade de formatação e edição do Google Doc é gigante, além de que o Google permite adicionar complementos que servem plugins com ainda mais ferramentas. Assim, você pode usar um arquivo que tenha navegação de conteúdo, por exemplo.
O Google também oferece vários modelos de documentos pré-formatados, como currículo, artigo, resumo ou apresentação de um projeto.
- Veja também: O Google Docs lançou links rápidos para criar novos documentos, slides, planilhas e formulários instantaneamente
Formulários do Google
Os formulários do Google são documentos de questionários virtuais. Com o serviço é possível fazer uma seleção de emprego, formular uma pesquisa ou ainda salvar informações cadastrar de usuários.
Os dados podem ser analisados com configurações de inteligência artificial que facilita a interpretação dos resultados e dados coletados com seus formulários.
Apresentações
As apresentações do Google são slides para demonstração de um produto, trabalho da universidade ou preparação para uma reunião, por exemplo. No aplicativo já tem vários modelos pré-formatados que podem ser editados gratuitamente. Além disso, o documento também pode ser editá-lo colaborativamente.
Criar pastas com arquivos
Além de todos os recursos citados acima, com o Google Drive você também poderá salvar pastas com arquivos de todos os tipos e extensões, como um ZIP de imagens ou um livro inteiro em PDF.
Para criar suas pastas basta clicar no botão de adicionar (+) e depois ir em “Nova Pasta”. Ao clicar com o botão direito ou, no celular ir nos três pontinhos, poderá configurar as opções da pasta, tal como o modo de visualização ou a cor. Na sua página inicial poderá conferir todos os arquivos adicionados ao seu drive, além daqueles que foram compartilhados com sua conta.
Para quem faz a navegação na web uma grande dica é usar a extensão do “Botão de Salvar” disponível para o Chrome. Assim, poderá usar seu Drive para também salvar links e arquivos sem precisar fazer o download para o dispositivo anteriormente. Eis uma boa forma de economizar espaço na memória!
As pastas também podem ser compartilhadas com seus contatos em modo de visualização ou colaboração. Assim, fica muito mais fácil e seguro de armazenar seus principais documentos e informações digitalmente!
Ficou alguma dúvida sobre como usar o Google Drive? Então deixe a sua pergunta aqui nos comentários!
Deixe seu comentário