Google Sky Map – Como usar o aplicativo para ler o céu?

Tão famoso quanto o Sky Map é o Google Sky, aplicativo criado pela Google em 2007 para ajudar a “ler” o céu, isto é, conseguir identificar constelações, visitar planetas e estudar detalhes sobre o universo.

O Google Sky funciona em dispositivos móveis por meio do aplicativo disponível na Play Store para celulares Android e na Apple Store para Iphones e, também, no site oficial, sem necessidade de criar uma conta.

Mas como fazer para usar o Google Skys e identificar o que está vendo em tempo real? Confira aqui como acessar este entre outros recursos do app!

Google Sky

Como usar o Google Sky para ler o céu?

Primeiramente é preciso estar num dia limpo, afinal, quanto mais corpos celestes estiverem visíveis a olho nu, melhor será a captação da câmera do seu celular. Tendo o aplicativo instalado, basta seguir os passos:

  1. Aponte a câmera do seu dispositivo para qualquer lugar do céu para que o aplicativo possa fazer a leitura preliminar;
  2. Após o app identificar os corpos celestes visíveis na imagem clique em qualquer lugar da tela para habilitar o menu lateral. Ali será possível filtrar a sua busca para somente visualização de estrelas, identificar constelações, analisar distância entre corpos celestes ou identificar planetas do sistema solar;
    como funciona o google sky map
  3. Na aba “Configurações” é possível encontrar uma busca na qual se pode pesquisar pelo objeto celeste que quer buscar. A pesquisa pode ser feita pelo nome ou mesmo as coordenadas. Com isso conseguirá identificar no céu, com a ajuda do app, onde está localizado e obter mais informações sobre este item;
    Como buscar estrela no google sky
  4. Na aba “Galeria” o usuário pode salvar imagens de pesquisa feitas e gravar uma foto do céu. As imagens e visualizações podem ser salvas e compartilhadas com seus contatos por meio de links;
    galeria google sky map
  5. Na aba “Viagem no tempo” é possível navegar por céus de anos, até séculos atrás ou vislumbrar como ele provavelmente será décadas no futuro;viagem no tempo aplicativo de ver estrelas
  6. Por fim, no Menu inicial, o usuário receberá informações sobre o universo, o céu e será convidado a saber mais sobre planetas e constelações;

Como funciona o app?

Na hora de navegar, prefira habilitar o GPS do seu dispositivo para facilitar a navegação. Com a localização ativa, um pequeno círculo vermelho com uma seta irá indicar a direção que precisará movimentar o celular para conseguir visualizar a estrela, constelação ou astro qual está procurando no céu. No modo manual, o elemento que estiver buscando será mostrado no mapa.

O modo de visualização do mapa é outra coisa que poderá ajudar na navegação. É possível escolher entre:

  • Infravermelho: visualizar o céu no modo infravermelho, podendo ajustar o contraste e brilho;
  • Microondas: visualizar as microondas emitidas no universo, facilitando a localização de corpos celestes pequenos;
  • Histórico: para mostrar como o céu estava neste mesmo local e dia, porém anos antes.
navegação google sky map

Atalhos de navegação Google Skys

Se você se interessou pelo aplicativo e pretende usá-lo para estudar o céu e o universo certamente achará mais fácil fazer a navegação usando os seguintes atalhos:

Como mover o mapa

  • Arraste a visualização para qualquer direção.
  • Para mover a tela na direção norte, pressione a seta para cima;
  • Para mover p/ o sul, pressione a seta para baixo;
  • P/ mover p/ o leste, pressione a seta para a direita;
  • P/ mover p/ o oeste, pressione a seta para a esquerda;

Como aumentar e diminuir o zoom

  • Pressione a tecla + ou .
  • Mova o cursor sobre um local no mapa e use o botão de rolagem do mouse.
  • Mova o reg. de zoom p/ cima ou p/ baixo.

Além do Google Sky outros aplicativos também ficaram populares para te ajudar a fazer a leitura do céu e identificar planetas e constelações. Caso queira um aplicativo mais lúdico e simplificado você poderá gostar do SkyView, por exemplo. Já caso queira um app específico para planetas e constelações também vale a pena instalar o Stellarium.

Estas são só algumas recomendações das diversas ferraemntas que se pode usar na astrologia para identificar o que tem no céu e conhecer melho a via láctea, o sistema solar e todo o universo!

Agora é a sua vez de fazer o teste! Conte para a gente se conseguiu usar o Google Sky para ler o céu e o que conseguiu encontrar. Ficou alguma dúvida sobre o aplicativo? Então use também os comentários para fazer a sua pergunta.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
InstagramLinkedin

Deixe seu comentário