Playstation 4 ficará mais tempo no mercado

A Sony decidiu, em meio aos problemas de estoque de seu último console, manter a venda de novos PlayStation 4 por mais um ano. O plano original da empresa, porém, era finalizar a produção do sistema em 2021. 

PlayStation 4

Problemas do mercado

Uma das possíveis razões para essa mudança pode ser justamente a dificuldade de atender a demanda do PlayStation 5, o modelo de última geração. Este problema ocorre desde o seu lançamento, em 2020, e resulta da escassez de semicondutores no mercado.

Como consequência, essa questão afetou não apenas a Sony ou mercado de videogames, mas toda área que produz dispositivos com algum tipo de chips de processamento, incluindo automóveis e eletrodomésticos.

No caso dos videogames, isso foi muito facilmente percebido, já que desde o anúncio dos consoles conhecidos como de “próxima geração”, como o PS5 e o Xbox Series X/S houve problemas de abastecimento dos estoques. Além disso, muitos usuários que os adquiriram em pré-venda tiveram que esperar semanas até receberem seus produtos.

Por outro lado, o PlayStation 4 utiliza chips mais antigos, sua montagem é mais simples e é também uma alternativa mais barata ao PS5. Dessa forma, com a mudança de planos, a expectativa é trazer pelo menos um milhão de novas unidades do PS4 às lojas, numa tentativa de aliviar a pressão de demanda do mercado.

O PlayStation 4

Todas essas informações foram reportadas pela Bloomberg, a partir de uma conversa com duas pessoas próximas à Sony, que preferiram não ser nomeadas na reportagem. Porém, de modo oficial, a própria empresa deu uma declaração de que realmente manterá a produção do PlayStation 4. 

A empresa ainda afirma que o PS4 é um dos consoles mais vendidos da história, e não há planos para parar sua produção. Isto porque, com relativamente pouco tempo desde o lançamento dos novos consoles, ainda há espaço para um período de transição entre as gerações. 

Lançado em 2013, a linha já vendeu mais de 116 milhões de unidades, e ainda compõe uma porção considerável dos ganhos da seção de videogames da Sony. 

Vantagens do PlayStation

Para os interessados em adquirir um PlayStation, essa versão pode ainda ser atrativa, apesar de não ser o modelo mais novo. Isso porque seu custo é em torno de metade do preço de seu irmão mais recente, com possibilidade de rodar jogos em 4K e acesso à uma excelente biblioteca de jogos.

Ainda mais, o PlayStation 4 é compatível com o serviço de assinatura da Sony, o PS Plus. Como já foi comentado aqui no Tech News Brasil, este oferece aos membros 2 jogos gratuitos por mês e diversas outras ofertas exclusivas, como descontos e cosméticos especiais em jogos. 

Além disso, uma das principais vantagens em se adquirir um console do ecossistema da Sony são os jogos exclusivos da marca. Por exemplo, no PS4, podemos citar Ratchet e Clank, Horizon: Zero Dawn, Bloodborne e God of War. 

Curtiu a notícia sobre a produção de novos PlayStation 4? Então confira também: Fortnite poderá ter Tartarugas Ninjas, indicam rumores

Fonte: Bloomberg

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário