Regularização online de CPFs: Receita Federal inaugura página especializada

Com os vários pedidos por uma forma mais fácil de regularização online de CPFs, a Receita Federal anunciou uma página focada na regularização do documento.

Com isso, o usuário agora pode resolver suas pendências diretamente pela internet. A iniciativa tem o objetivo de diminuir o aumento da procura por uma interação presencial nas unidades de atendimento. Saiba mais e entenda como funciona regularização online de CPFs.

Regularização online de CPFs
Regularização online de CPFs: Receita Federal inaugura nova página (Imagem: Divulgação/Receita Federal)

Regularização online de CPFs: iniciativa começa neste mês

Apesar de já contar com alguns serviços online, o foco da Receita Federal é estimular ainda mais o uso da ferramenta digital.

Com isso, o cidadão ganha mais um canal de atendimento, e pode fazer a regularização online de CPFs. Com o “Meu CPF”, nome que recebeu o serviço, é possível resolver as pendência com o documento diretamente pela internet.

Dessa forma, a ideia é que haja uma procura menor pelos postos de atendimento físicos. O objetivo, aliás, se dá em razão do novo coronavírus (SARS-CoV2), evitando que o contribuinte tenha que sair de casa.

Foco na redução de atendimento presencial (Imagem: Divulgação/Receita Federal)

Foco na diminuição do atendimento presencial

Com a inauguração da página para ajudar na regularização online de CPFs, a Receita Federal busca diminuir a procura pelos postos de atendimento presencial.

Em resumo, a iniciativa tem como foco auxiliar os cidadãos a resolver as pendência com o documento pela internet.

Ou seja, a ideia é que menos pessoas tenham que sair de suas casas no atual momento de pandemia. Com isso, a tendência é que a procura pelos postos presenciais de atendimento diminuam.

Nas situações mais comuns, não há necessidade de sair de casa. O cidadão pode atualizar o CPF pela internet e, se houver necessidade de apresentar os documentos de identificação, pode enviar por e-mail à Receita Federal, anexando, também, uma selfie sua segurando o documento, para comprovar a legitimidade”, explica a instituição.

Regularização online de CPFs: Como utilizar o serviço

Mas como utilizar o serviço do “Meu CPF” para fazer regularização online?

Em resumo, para utilizar a nova página da Receita Federal, basta acessar a hotpage que hospeda o serviço, que você pode acessar através deste link.

Assim, estarão disponíveis todos os serviços oferecidos pela página que o contribuinte pode realizar pela internet. Desse modo, além da regularização online de CPFs, a página ainda oferece funcionalidades como:

  • Inscrição do CPF;
  • Atualização do CPF;
  • Consulta do CPF.
  • Obtenção do cartão de CPF.

Além disso, para auxiliar na navegação, a página ainda conta com um infográfico completo. Dessa forma, você pode se atualizar sobre todos os serviços e novidades que a Receita Federal oferece para soluções envolvendo o documento.

Outras funcionalidades da página

Assim como a regularização online de CPFs e os demais serviços citados, através do infográfico o contribuinte ainda tem informações sobre problemas mais comuns a respeito do Cadastro de Pessoa Física.

Dessa forma, você pode, por exemplo, saber como resolver quatro dos problemas mais comuns com o documento, como:

  • CPF pendente de Regularização – situação onde não foi feita a entrega de Declaração do Imposto de Renda;
  • Suspensão do CPF – situação em que o documento contem informações incorretas ou incompletas;
  • Falecimento do titular – situação onde fora informada a data do falecimento do titular do CPF; e
  • Cancelamento do CPF – situação em que há duplicidade de CPFs ou decisão de cancelamento por processo judicial.

Além disso, dentro da página do “Meu CPF”, você encontra atalhos para solucionar cada uma das situações acima. Da mesma forma, ainda é possível fazer uso das demais funcionalidades e pedidos de regularização.

Em média, os pedidos levam 72 para serem processados e dar entrada no sistema da Caixa Econômica Federal.

 

Aproveite para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário

1 × três =