Google Earth – Como funciona? Saiba como navegar no site e aplicativo

O Google Earth é um serviço da Google lançado em 2005 que disponibiliza a navegação online 3D pelo site ou aplicativo pelas imagens de satélite. Com a tecnologia, a empresa se tornou uma das primeiras a facilitar a visualização de qualquer campo geográfico por meio da internet.

Se você está aqui provavelmente já gastou algum tempo na frente do computador ou celular viajando virtualmente por lugares aleatórios do Planeta Terra, acertamos?

Se sim ou se não, vale a pena entender melhor como funciona esse serviço da Google para conseguir perfeitas imagens em alta resolução e conseguir ver lugares reais que podem ser desde a rua da sua casa até uma encruzilhada no Egito. Que tal?

Como funciona o Google Earth? Como são capturadas as imagens?

Ao navegar pelo Google Earth você pode perceber que nem todas as imagens são capturadas na mesma data. Isso acontece porque as imagens disponibilizadas podem ser um mosaico de várias áreas combinadas para mostrar aquela região.

Outras, são arquivos do Google Street View, imagens feitas com um carro do Google para a captura de imagens e também via satélites.

Para o Google Earth ser exibido é preciso usar um navegador com tecnologia WebGL compatível, que atualmente é suportada somente pelo Google Chrome. Ou seja, caso tente acessar pelo Firefox ou Microsoft Edge, não vai conseguir nem mesmo abrir o site.

Para acessar o serviço basta ir até à página oficial do Google Earth usando o seu navegador Chrome ou então baixar o aplicativo disponível na Play Store e Apple Store.

Quer saber como melhorar as suas viagens virtuais pelo Google Earth? Então olha só essas dicas de uso!

Google Earth como funciona

Como usar o Google Earth

  • Acesse o site oficial do Google Earth no seu navegador Chrome (não é preciso instalar nada);
  • Na opção “Voyager” do menu principal você poderá explorar países inteiros, conferir pontos turísticos e explorar lugares sugeridos pelo Google, inclusive filtrando a sua busca de acordo com a atração que deseja conferir (se cultura, natureza ou outros);
    Google Earth acesso
  • Na opção “Pesquisar” você poderá digitar qualquer lugar do mundo ou mesmo uma coordenada geográfica para navegar pelo satélite do Google Eath em seu dispositivo;
  • Clique em “Favoritar” lugares para que as coordenadas fiquem salvas e você consiga voltar a navegar pela mesma região outras vezes no app. Para salvar basta clicar sobre o ícone de marcador que um card informativo ficará disponível ao lado;
    Google Earth Salvar
  • Para conferir os seus lugares salvos basta selecionar a opção “Meus Lugares”. Ali, você poderá voltar a visualizar lugares que já tinha favoritado antes;
    Google earth meus lugares
  • No botão “Estou com Sorte” o Google te convida a conhecer um lugar aleatório do planeta;
    Google earth estou com sorte
  • No canto inferior, em “Opções de Mapas” o usuário pode alterar pelo modo de visualização que preferir, pode ser o Street View, 3D e 2D. Neste campo também é possível acessar os recursos de zoom in e out;
    Google earth tipo de mapa
  • Para compartilhar um local com alguém basta clicar no ícone de compartilhamento e acessar a forma com que deseja enviar o link.
    Google Earth compartilhamento
  • Veja também: Aplicativos do Google gratuitos não tão famosos que você precisa conhecer

Quando usar o Google Earth?

O Google Earth pode ser útil em várias ocasiões. Aqui damos alguns exemplos de quando a ferramenta poderá te beneficiar:

  • Fazer viagens virtuais sem precisar sair de casa;
  • Conferir como é uma rua ou endereço antes de seguir a rota;
  • Comparar lugares ao longo dos anos;
  • Analisar o relevo e condições geográficas de uma região;
  • Consultar coordenadas geográficas;
  • Explorar lugares desconhecidos e procurar por curiosidades.

Ficou alguma dúvida sobre como usar o Google Earth? Então deixe a sua pergunta aqui nos comentários!

 

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
InstagramLinkedin

Deixe seu comentário