Podcast no Facebook: recurso chega para competir com Clubhouse

Salas de áudio ao vivo e podcast no Facebook são as novas apostas da rede social para competir com Clubhouse. A rede social, na qual conteúdo em áudio é publicado, vem criando novas tendências.

Com isso, é a vez do Facebook imitar o Clubhouse e investir em novos recursos de áudio para seus usuários.

Assim, a expectativa é que, nos próximos meses, os usuários possam ouvir podcasts no Facebook e interagir com publicações em formato de áudio. Saiba mais sobre a novidade e entenda o que é e como funciona o Clubhouse.

Podcast no Facebook
Podcast no Facebook: plataforma planeja lançar novos recursos de áudio(Imagem: Divulgação / Facebook)

Podcast no Facebook: recursos de áudio chegam para a redes social

Anunciados na última segunda-feira (19), os novos recursos de áudio do Facebook são uma tentativa de competir com a tendência que o Clubhouse criou.

Isto é, o app de chats em voz ganhou notoriedade no início deste ano, inovando ao apostar em conteúdos no formato de áudios. Dessa forma, para não ficar para trás, a rede social de Mark Zuckerberg trará funções semelhantes.

Com isso, além de ouvir podcasts no Facebook, os novos recursos permitem que os criadores de conteúdo, ou membros de grupos, possam criar salas de áudio para interação ao vivo.

Facebook vai lançar novos recursos ainda em 2021 (Imagem: Divulgação / Facebook)

Recurso chega ainda em 2021

De acordo com a própria rede social, os recursos de áudio e podcast no Facebook serão lançados ainda em 2021. A expectativa é que a novidade esteja disponível aos usuários no segundo trimestre deste ano.

Apesar de serem focadas para o aplicativo e para a versão web do Facebook, a tendência é que as novas funções também se estendam ao Messenger. Desse modo, os usuários do app de mensagens podem criar salas de voz.

A empresa ainda deve introduzir novas ferramentas para edição de arquivos enviados no formato de áudio. O objetivo é facilitar a criação de conteúdos nesse formato, com um processo intuitivo.

Podcast no Facebook: Soundbites é outra novidade

Além dos novos recursos de áudio, outra novidade que também vai estrear na plataforma são os “Soundbites”. Em suma, o recurso nada mais é do que trechos curtos de áudios originais, como momentos mais importantes de uma discussão em grupos de áudio.

Ou seja, por meio dele, será possível compartilhar partes específicas, ou áudios mais curtos. A função, aliás, é um contraponto da possibilidade de ouvir podcasts no Facebook.

De acordo com o Facebook, o usuário poderá ouvir e procurar por conteúdos de áudio diretamente no aplicativo do Facebook. O recurso funciona mesmo em segundo plano, sem a necessidade de fechar o aplicativo.

Recurso similar ao Clubhouse também está presente

Por último, além das funções de compartilhar e responder publicações por áudio e ouvir podcasts, a atualização traz um recurso bastante similar ao Clubhouse.

Os “Live Audio Room”, ou salas de áudio ao vivo, são basicamente uma cópia do Clubhouse dentro do Facebook. De acordo com o Facebook, a ferramenta está disponível tanto na plataforma quanto no Messenger. Inicialmente, será possível criar salas nos grupos da rede social. Figuras públicas também têm a ferramenta à disposição em seu lançamento.

As salas podem ser salvas como podcasts, selecionando-se uma opção ao final dos chats, permitindo que outros usuários possam ouvir o conteúdo depois.

O Clubhouse

Em resumo, os novos recursos do Facebook para criação de conteúdo em áudio chegam para competir com o sucesso do Clubhouse. A rede social, focada no formato de áudio e que está disponível apenas para iPhone (iOS), fez muito sucesso no início deste ano.

Em resumo, a plataforma funciona através de clubes e salas em grupo, nos quais os participantes podem se comunicar e interagir por áudio.

Isto é, não é possível realizar o envio de fotos ou mensagens de texto nas conversas. As salas são criadas pelos “speakers”, usuários que podem falar durante a reunião, e podem ser acessadas pelos “listeners”, usuários que podem apenas ouvir a conversa.

 

Aproveite também para seguir o Tech News Brasil no Twitter. Lá você fica por dentro de todas as notícias e novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento em primeira mão!

Fonte: The Verge | Facebook

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário