Windows 10X | Microsoft pode lançar novo sistema operacional este ano

A Microsoft está se preparando para lançar uma nova versão para seu sistema operacional, o Windows 10X. O foco deste será PCs baseados na nuvem, principalmente dispositivos focados em educação ou em negócios.

A expectativa da empresa era começar a vender os primeiros PCs equipados com o Windows 10X já no começo de 2021. Porém, para que isso fosse possível, a nova versão do SO deveria ter sido lançada oficialmente até dezembro, o que não ocorreu. 

novo menu iniciar do windows
Imagem: Reprodução/Microsoft

Por isso, parece que a empresa decidiu adiar esse lançamento. A razão é, possivelmente, permitir mais tempo para desenvolver um produto robusto e polido e, assim, garantir o sucesso nas vendas. 

Segundo o site Windows Central, o que se espera agora é que o lançamento oficial do Windows 10X ocorra no final do primeiro semestre e a venda de PCs já equipados com a nova versão aconteça na segunda metade do ano. 

O Desenvolvimento do Windows 10X

A ideia inicial da empresa era desenvolver o SO pensando em PCs dobráveis, como o Lenovo ThinkPad X1 Fold, que foi apresentado ano passado na CES 2020. Nesses dispositivos, de “tela dupla”, não há teclado, e sim um display touchscreen que pode funcionar para desenho, digitação ou simplesmente como segunda tela. 

Porém, em maio do ano passado, a Microsoft anunciou que estava mudando o foco de desenvolvimento para dispositivos de tela única, que ainda são a maior parte dos consumidores do Windows.

Uma possibilidade que explicaria o atraso na entrega por parte da Microsoft é a reimplementação do suporte a apps Win32. Esse recurso foi inicialmente removido do 10X, já que, segundo a empresa, o novo produto passou a ter foco nestes PCs mais básicos, de baixo custo. 

PCs baseados na nuvem

Este tipo de dispositivo funciona principalmente com base na nuvem, e a maior usabilidade deles fica por meio do navegador. Por isso, o dispositivo pode ter configurações mais básicas, já que não precisa de grandes unidades de armazenamento. Nestes, não é necessário fazer download de aplicativos ou arquivos, já que está tudo salvo na internet. 

Um grande exemplo deste tipo de dispositivo, que já está disponível no mercado brasileiro, são os Chromebooks. Estes utilizam o sistema operacional próprio do Google, o Chrome OS. Uma vantagem destes é que o Google já possui diversas ferramentas online, como o Docs ou o Apresentações. 

Já no caso da Microsoft, que possui seus famosos softwares de produtividade, como o Word e PowerPoint, o uso de apps clássicos aconteceria através de ferramentas como o Windows Virtual Desktop e o Cloud PC. 

Além disso, a empresa também oferece diversos destes apps online, por meio do pacote Office Live

Porém, uma grande desvantagem destes é a necessidade de estar conectado à internet. Caso contrário, o dispositivo fica muito limitado e pode não ser capaz de atender as exigências do consumidor para o dia a dia. 

nova barra de tarefas do windows
Imagem: Reprodução/Microsoft

E o Windows 10?

Há rumores de uma grande atualização para PCs que já utilizam o Windows 10, denominada “Sun Valley” (Vale do Sol, em tradução direta). Aparentemente, o update trará novos recursos e um visual mais moderno para várias janelas do sistema, como uma tentativa de “rejuvenescer” o Windows. 

No quesito aparência, os vazamentos indicam um novo menu Iniciar e uma barra de tarefas otimizada. Além disso, também veremos uma interface atualizada para o Explorador de Arquivos.

A novidade deve chegar ainda neste ano e será muito bem vinda, já que o Windows 10 recebeu poucas alterações neste sentido nos últimos anos.

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fonte: Windows Central

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário