Número de dislikes: YouTube testa ocultar contagem de dislikes
O Youtube está testando remover os número de dislikes nos vídeos da plataforma. A decisão, anunciada na última terça-feira (30), vem após feedbacks dos criadores de conteúdo.
De acordo com o Google, a ideia do teste é tornar a plataforma um ambiente mais saudável, focando no bem-estar da comunidade. Saiba mais sobre o teste e como ele pode afetar a plataforma.

Youtube testa remover número de dislikes nos vídeos
O Youtube testar remover o número de dislikes nos vídeos é mais uma forma que a plataforma encontrou para melhorar seu ambiente. De acordo com o que informou o próprio YouTube, a mudança vem por meio de um experimento.
A ideia, aliás, surgiu em resposta ao feedback de alguns criadores de conteúdo. Em sua conta oficial do Twitter, a plataforma cita o bem-estar de quem publica vídeos.
?? In response to creator feedback around well-being and targeted dislike campaigns, we’re testing a few new designs that don’t show the public dislike count. If you’re part of this small experiment, you might spot one of these designs in the coming weeks (example below!). pic.twitter.com/aemrIcnrbx
— YouTube (@YouTube) March 30, 2021
Isto é, a empresa luta com possíveis campanhas direcionadas em razão da antipatia do público com alguns criadores. Embora a contagem de dislikes não venha a aparecer mais para o público em geral, os criados ainda terão acesso ao número.
Ou seja, a iniciativa da plataforma é fazer com que o número não apareça para o público. Com isso, quem cria os vídeos ainda tem acesso ao feedback positivo ou negativo de seus conteúdos. Apesar de ter colocado em prática a iniciativa, o experimento ainda está limitado a um público menor.
De acordo com o que informou o YouTube, o teste é feito com apenas alguns usuários selecionados. Além disso, não há garantia de que o teste chegue a alterar de fato a plataforma.
Remoção vem após feedback de criadores de conteúdo
Como destacamos, o Youtube testar remover número de dislikes nos vídeos é uma iniciativa tomada com base nos feedbacks dos criadores de conteúdo.
Mesmo sendo uma ferramenta para mensurar o feedback do público, o número de dislikes também é usado para campanhas de antipatia em alguns casos.
A ideia não é remover por completo a opção de não curtir um vídeo, mas sim ocultar os números de dislikes. Dessa forma, o feedback do público fica limitado à qualidade do conteúdo do vídeo em si.
Com isso, a mudança não altera o visual do YouTube, apenas deixa de mostrar a quantidade de pessoas que não gostaram do vídeo. Diferente, por exemplo, de outra alteração feita pouco tempo atrás.
Anteriormente o YouTube contava com uma barra para comparar o número de interações positivas e negativas. Contudo, a plataforma optou pela remoção completa da funcionalidade.

Empresa testa outras mudanças
Junto com o teste de ocultar o número de dislikes, o YouTube também está experimentando outras alterações na plataforma. Isto é, junto com o botão para dislike, parte dos comentários não estão aparecendo para quem acessa o YouTube pelo smartphone.
Seja em um aparelho Android ou iPhone (iOS), a plataforma oculta os comentários, sendo necessário tocar em uma área da interface para mostrar o campo de interação dos espectadores.
Além disso, o YouTube também inseriu novos filtros para o controle parental na plataforma. Desse modo, os responsáveis podem acompanhar mais ativamente os seus filhos assistem.
Antes, a única opção era a de limitar o conteúdo por meio do aplicativo YouTube Kids. Contudo, com a nova ferramenta, as crianças entram para o pacote de controle parental mais ativo.
YouTube planeja outras mudanças
Além de o Youtube testar remover número de dislikes nos vídeos e o um maior controle parental, é possível vermos também algumas mudanças nos anúncios exibidos.
A expectativa é que a plataforma comece a exibir anúncios para mais vídeos. A alteração na política da empresa indica que nenhum conteúdo estará livre de publicidade.
Ou seja, mesmo que o criador de conteúdo opte por não exibir anúncios e participar do programa de afiliados da empresa, os anúncios serão exibidos. A alteração pegou tanto espectadores quanto quem publica vídeos de surpresa.
Anteriormente, o criador do conteúdo era quem indicava a possibilidade de exibição dos anúncios. Pelo o que explica o Google, a mudança na política vem da necessidade de investimento no YouTube.
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