Instagram Lite no Brasil: app chega nesta quarta-feira

O Instagram Lite no Brasil tem sua estreia marcada para esta quarta-feira (14) e traz uma opção mais leve para usuários de Android. Em comparação com a versão convencional, o Instagram Lite ocupa cerca de 90% menos espaço na memória do celular.

Contudo, vale lembrar que a versão mais leve da rede social será lançada apenas para aparelhos Android. Confira mais sobre o lançamento do Instagram Lite no Brasil.

Instagram Lite no Brasil
Instagram Lite no Brasil: versão estreia nesta quarta-feira (Imagem: Divulgação / Instagram)

Instagram Lite no Brasil: versão estreia nesta quarta-feira

O Instagram Lite no Brasil vai chegar na próxima quarta-feira (14). O anúncio, feito pela própria rede social, confirma que o app que exige menos memória do smartphone estará disponível aos usuários brasileiros.

A versão mais leve do Instagram, chamada de Lite, ocupa somente um espaço de 2 MB na memória do celular. Dessa forma, além de uma eficiência maior em aparelhos mais básicos, a versão promete consumir menos internet.

O app convencional, em comparação, possui cerca de 30 MB ao ser baixado, além de consumir mais dados que a sua versão básica.

Apesar de menor em termos de tamanho, o Instagram Lite, de acordo com a própria rede social, oferece a mesma experiência do aplicativo tradicional.

Como a versão Lite funciona

Mas como funciona o Instagram Lite no Brasil? Quais são os recursos e funcionalidades que o aplicativo mais leve traz?

Em suma, ele é o mesmo Instagram, mas com melhor experiência de download e uso – menor consumo de dados móveis – para usuários que possuem um smartphone com configurações mais básicas.

Isto é, o objetivo do Instagram Lite é oferecer o mesmo acesso aos usuário que não contam com uma conexão tão boa. Contudo, é importante destacar que algumas funções não estão disponíveis na versão.

 

 

Instagram Lite Recursos
Instagram Lite no Brasil chega sem alguns recursos (Imagem: Divulgação / Instagram)

Instagram Lite no Brasil chega sem alguns recursos

Para deixar o app mais eficiente, ocupando um espaço menor nos celulares, o Instagram Lite abre mão de alguns recursos. A iniciativa tem por objetivo possibilitar o uso em todos os aparelhos, seja qual for sua configuração.

Mas quais são os recursos que o Instagram Lite no Brasil não disponibiliza?

Lives e Reels

Talvez dois dos recursos que os usuários da versão convencional mais sentirão falta são as lives e os Reels. Isto é, no Instagram Lite o usuário não conta com ambos os recursos, o que impede de abrir lives e gravar Reels – formato de vídeos curtos, bem similar ao TikTok.

Da mesma forma, o usuário da versão Lite do Instagram não consegue assistir aos conteúdos publicados.

Filtros

Outro recurso que o Instagram Lite não vai trazer aos usuários tão cedo são os filtros de realidade aumentada no rosto.

Na versão convencional, os usuários da rede social podem utilizar filtros em fotos e stories para, depois, publicar as fotos.

Contudo, para economizar espaço e oferecer uma eficiência maior no uso da plataforma, o Lite retirou os filtros.

IGTV e Instagram Shopping

Diferente das lives e do Reels, o IGTV está disponível no Instagram Lite, mas de forma limitada. Isto é, na versão para celulares básicos, a plataforma traz apenas a pré-visualização do vídeo.

Ou seja, a versão completa não está disponível. Porém, a presença do recurso indica uma futura adição do IGTV do Lite.

Por outro lado, a plataforma também abre mão do Instagram Shopping, além de não trazer um recurso que muitos usuários pediram para a versão original: o modo escuro.

Instagram Lite está disponível apenas para smartphones Android (Imagem: Divulgação / Instagram)

Baixando o Instagram Lite

Para baixar o Instagram Lite no Brasil e começar a usar a versão mais básica da rede social, basta realizar o download na Play Store.

Mas vale lembrar que o app ainda está disponível apenas para aparelhos Android. Não há previsão para o lançamento na App Store e, consequentemente, a aparelhos iOS.

 

Aproveite também para seguir o Tech News Brasil no Twitter. Lá você fica por dentro de todas as notícias e novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento em primeira mão!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário